Aprenda a captar as melhores fotografias de comida com Mike Tsang!

Paulo

Fotografar comida pode ser um verdadeiro desafio, especialmente quando se capta imagens num restaurante ou num mercado de street food……

Aprenda a captar as melhores fotografias de comida com Mike Tsang!

Fotografar comida pode ser um verdadeiro desafio, especialmente quando se capta imagens num restaurante ou num mercado de street food, onde é necessário trabalhar com difíceis condições de iluminação.

Mike Tsang, influenciador da Canon, refere que trabalha frequentemente com a Canon EOS M5, no entanto, o mesmo afirma que uma câmara como a Canon EOS 2000D é uma ótima alternativa a uma câmara de telemóvel para qualquer fotógrafo amador ansioso por captar comida. A EOS 2000D oferece um conjunto de funções automáticas que irão tornar a sua vida mais fácil, mas como em qualquer câmara, experimentar o modo manual e ajustar a abertura, a velocidade de obturação e o ISO a cada fotografia específica e às condições presentes, irá permitir-lhe retirar o máximo proveito do seu equipamento (embora possa aderir ao foco automático).

Mike Tsang, bloguer de gastronomia a viver em Londres, aprendeu bastante sobre como se fotografa street food “comida na rua” e em restaurantes das formas mais aliciantes. Aqui estão algumas das suas melhores dicas:
1. Aplique as noções básicas de estilo da comida.
Fried chicken tacos at Pergola, Paddington, Londres
https://www.instagram.com/p/Bk93bJvAWhZ/?hl=en&taken-by=freshmikeeats

Quer esteja a tirar fotografias de comida na rua de cima ou de lado, existem inúmeras técnicas que se podem utilizar para melhorar o estilo da imagem. Distribua e preencha de forma uniforme os espaços vazios com pratos, acompanhamentos, copos e talheres de forma a enquadrar a comida que quer
fotografar. Se a refeição for numa mesa pequena, distribua a comida e a bebida de forma igual para assegurar que com a Canon EOS 2000D consegue captar tudo numa única fotografia. Experimente adicionar um pouco de movimento à imagem ou colocar molho na comida que será outra forma criativa de preencher o enquadramento.

2. Aplique um pouco de criatividade
Yifang Fruit Tea, Londres
https://www.instagram.com/p/BlVyn63gSx-/?taken-by=freshmikeeats

Se quer que as suas fotografias se destaquem no Instagram é importante pensar criativamente sobre a forma como apresenta os objetos na sua fotografia. Não deve ter medo de se divertir e tentar algo novo para incentivar os seus seguidores a perguntarem “como é que ele fez isto?”.

Utilize uma abertura f/ 1.4 na sua câmara Canon EOS 2000D, ajustando a sensibilidade de ISO para 200, ao agitar o copo, conseguirá captar algumas gotas do gelo derretido a cair do seu chá!

3. Capte movimento e ação Thickly sliced crispy bacon, golden yolk; cheese enveloped in a soft milk bun, Daily Provisions, Nova Iorque
https://www.instagram.com/p/BjbtsIjAEHd/?hl=en&taken-by=freshmikeeats

Não fotografe apenas pratos de comida estáticos, experimente adicionar um elemento em movimento ás suas fotos. Exemplos perfeitos disso podem ser uma pessoa a segurar noodles ou massa, um amigo a segurar numa pizza repleta de queijo ou pessoas perto da mesa prestes a comerem. Utilize uma velocidade de obturação elevada acima dos 1/1000 segundos para evitar a distorção do movimento, e tire as fotografias com as condições naturais de luz. Peça a um amigo para segurar a comida de forma a que consiga praticar e tirar a fotografia da forma que quer. Caso não esteja a jantar com um amigo, com a quantidade de pessoas que estão a comer nos mercados de rua movimentados, peça apenas se não se importariam que tirasse uma fotografia.

4. Fotografe de lado
Duck sandwich, Pergola London Market, Nova Iorque
https://www.instagram.com/p/BkNX82iAV39/?hl=en&taken-by=freshmikeeats

A clássica fotografia de comida de rua é captada de lado, com um ângulo ligeiramente elevado, para mostrar o lado maior do prato. Para os melhores resultados, a distância focal na Canon EOS 2000D deve ser definida entre 28-35mm, permitindo-lhe que se aproxime da comida e amplie os detalhes mais
magníficos e agradáveis do prato.
Quer as fotografias sejam tiradas sentado, quer sejam em pé, deve colocar a câmara nos 45 graus.
Para obter o famoso efeito bokeh, onde a comida está no foco e o cenário está desfocado, utilize a abertura por volta dos 1.4.

5. Fotografe de lado sem ângulo
Black Bear Burger, Hawker Union, Londres
https://www.instagram.com/p/BkryhQxAotT/?hl=en&taken-by=freshmikeeats

A comida de rua como os hambúrgueres, kebabs e sandes podem aparecer todos os dias, em diferentes tamanhos e camadas e são captadas melhor de perto e de lado. Para esta fotografia considere utilizar o ajuste da objetiva 35mm com uma abertura de 1.4, coloque depois então a câmara à mesma altura e o mais próximo da comida que o foco permita. Isto dará resultado a uma fotografia impressionante que destaca a complexidade da comida e o especto delicioso em detalhes impressionantes.

6. Fotografar uma refeição de inverno
Finsbury Park, Grilled cheese sourdough, cheddar & chilli jam
https://www.instagram.com/p/BgTA9-HhPZp/?taken-by=freshmikeeats

Nas noites frias de inverno, precisamos por vezes de nos aquecer e uma sandes de queijo quente repleta de sabores de várias estações é uma ótima opção. O queijo derretido tem vários pontos de foco e recomendo que utilize uma objetiva Canon com ISO 500, 1.4 de abertura e velocidade de obturação
de 1/40 segundos para apresentar as camadas da sandes, a textura do pão e fazer com que a comida nos deixe com água na boa. Outra dica para fazer com que a comida pareça realmente deliciosa é
apresentar alguém que a esteja a desfrutar – queijo derretido e por aí. Coloque a câmara de lado e mostre a pessoa a comer um bom bocado, simples!

Todas as imagens foram captadas com a Canon EOS M5 utilizando a Canon EF 35mm f/1.4L II USM. Mike Tsang também utiliza a Canon EOS 2000D para captar fotografia de comida de rua.

 

Sobre a Canon Europa

A Canon Europa é a subsidiária da Canon Inc. na EMEA, uma fornecedora global de tecnologias e serviços de imagem, e uma das marcas mais reconhecidas e adoradas do mundo. A Canon Europa opera em 120 países e emprega cerca de 19.000 colaboradores na região, contribuindo com um terço das receitas globais da Canon anualmente.

Fundada em 1937, a Canon tem sido uma referência na imagem nos últimos 80 anos, e está focada em ajudar as pessoas a reinventar o que é possível alcançar através da imagem. Desde câmaras a impressoras comercias, de consultoria empresarial a tecnologias de cuidados de saúde, a Canon melhora vidas e negócios através da inovação da imagem.

A Canon está a aumentar o poder positivo das tecnologias de imagem e dos serviços. Ao oferecer benefícios sociais e ambientais através das nossas pessoas e dos nossos produtos, estamos a demonstrar o nosso compromisso com a nossa filosofia corporativaKyosei: viver e trabalhar em conjunto para o bem comum.

Informações sobre a Canon Europa disponível em:
www.canon-europe.com

Visite-nos em www.canon.pt ou nas nossas redes sociais:Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscribe!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Next Post

Uma quadra festiva em pleno no Tivoli Marina Vilamoura Resort

O Tivoli Marina Vilamoura assume-se como o local perfeito para celebrar a quadra festiva em grande estilo.

Aprenda a captar as melhores fotografias de comida com Mike Tsang!

Tempo de leitura: 5 min
0