APRESENTAÇÃO PUBLICA DOS 40 ANOS DO FESTIVAL NACIONAL DE GASTRONOMIA DE SANTARÉM

CAPITAL DA GASTRONOMIA
17 FEVEREIRO 2020

A convite do Presidente da Câmara Municipal de Santarém Dr. Ricardo Gonçalves, e do Presidente da Empresa Municipal Viver Santarém Dr. João Leite, estivemos presentes na apresentação pública dos  40 Anos, do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém.

Programa

2a-feira, 17 de Fevereiro – Casa do Campino

 12h00 – Receção de boas vindas com a Adega
Cooperativa do Cartaxo

o Visita à seleção dos nossos Produtores.

 12h30 – Apontamento Cultural
o Rancho Folclórico.

 12h45 – Apresentação Publica do Programa das
Comemorações dos 40 Anos do Festival Nacional
de Gastronomia de Santarém.

Este evento teve lugar na Casa do Campino em Santarém.  Foi feita uma apresentação multimédia de todas as celebrações que irão ser realizadas dos 40 anos do Festival de Gastronomia de Santarém este ano. Existe um verdadeiro empenho por parte da autarquia, em colocar Santarém no mapa gastronómico, com muito orgulho dos “santarenos”.

O Bode no espeto foi uma das iguarias servidas neste almoço.

 

Foi possível assistir ao vivo “Show Cooking” do Chef Rodrigo Castelo!

 13h30 – Almoço com a Ordem da Cabidela
o Cabidela de Peixe do Rio com ovas de barbo,Bode assado no espeto com cabidela de miúdos e grão-de-bico pelo Chef Rodrigo Castelo;

Como sobremesa podemos provar doçaria típica da região!

 15h00 – Momento – Intornização, novos membros para a
Ordem da Cabidela

 15h30 – Assemblage – Adega Cooperativa do Cartaxo
o Adega do Cartaxo às “mãos dos Chefs”

Durante o almoço estivemos à conversa com o Jorge Miguel Cipriano, (divulgador e consultor de Vinhos), com um grande “Knowhow” no que toca aos vinhos. Falamos sobre a harmonização dos vinhos com a Gastronomia, relacionada com a história e a literatura. 

Ficamos a conhecer o “Bimi”, um novo vegetal, resultante do cruzamento natural entre Brócolos e um tipo oriental de repolho chamado Kai-lan. Já existem várias receitas para confeccionar este vegetal.

 16h30 – Apontamento Musical

Este ano o Festival decorre de 16 de Outubro a 1 de Novembro, e tem como tema central a celebração dos seus 40 anos de existência, prometendo pôr à prova os melhores sabores das diversas regiões de Portugal. Em 2020, no âmbito da comemoração do 40º aniversário o evento não se vai limitar a estas datas.

O Programa das Celebrações dos 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia decorre entre Fevereiro e Dezembro de 2020, através da realização de dezenas de iniciativas e eventos de amplitude regional e nacional.

Entre estes acontecimentos destacam-se o “Dia Nacional da Gastronomia”, o evento “Portugal à Mesa em Santarém”, a presença de com um stand em formato de cozinha na BTL e na Feira Nacional de Gastronomia, o lançamento do Guia Gastronómico, diversas conferências ao longo do ano, e o próprio Festival Nacional de Gastronomia que, no ano em que celebra a 40ª edição, terá um formato temporal maior.

Em 2020, Santarém pretende reforçar o seu estatuto de Capital Nacional da Gastronomia Portuguesa “Em 2020, Santarém vai ser o maior e mais diversificado restaurante de Portugal.

A frase, dita pelo presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, reforçando ainda que “Santarém é há 40 anos o palco privilegiado da gastronomia portuguesa, num acontecimento que reúne a oferta gastronómica do nosso país, tão rica e variada quanto a sua paisagem, e a sua forte tradição vitivinícola, com reconhecida excelência e qualidade dos seus vinhos, trazendo a Santarém os melhores gastrónomos e sabores do país, numa seleção de restaurantes de norte a sul e ilhas.”, refere
Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém.

“Este é o primeiro Festival gastronómico do nosso país e o único que ainda hoje tem uma dimensão verdadeiramente transversal, quer pela ligação inequívoca entre tradição e modernidade, quer pela dimensão nacional.

O Programa das celebrações que apresentamos, evidencia o reforço da estratégia da afirmação da Capitalidade de Santarém em torno deste importante património que é a Gastronomia”, acrescenta João Teixeira Leite, Presidente do Conselho de Administração da Empresa Municipal Viver Santarém.

Programa das Celebrações de Fevereiro a Dezembro 2020

 EVENTOS ÂNCORA
APRESENTAÇÃO DAS COMEMORAÇÕES
Em fevereiro decorreu o arranque das Comorações dos “40 Anos do Festival Nacional de Gastronomia”, num evento com 40 chefs de renome e parceiros institucionais.

PORTUGAL À MESA
Santarém nos meses de fevereiro, junho e setembro é palco de três jantares “Portugal à mesa em Santarém”, que vão marcar o calendário Gastronómico da Cidade e do País.

Nestes jantares estarão representadas três Regiões Gastronómicas, com os mais altos padrões de qualidade, num evento que combina Gastronomia, Música e outras formas de arte e cuja receita reverte a favor de uma causa solidária.

BOLSA DE TURISMO DE LISBOA
Santarém marcará presença na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa – 11 a 15 de março, a maior feira nacional de turismo, com uma forte presença do melhor da Gastronomia do Concelho.

Contará com a presença de chefs e cozinheiros de Santarém na apresentação de vários dos mais tradicionais e incontornáveis pratos da região, mas também das novas apostas da gastronomia regional desafiando até os palatos mais exigentes de todos os visitantes.

FESTAS DE S.JOSÉ
De 18 a 22 de março, decorrem as tradicionais Festas de S. José – as Festas da Cidade e do Concelho de Santarém – onde se celebra toda a riqueza da gastronomia Concelhia com um novo envolvimento das freguesias rurais, numa grande montra dos melhores sabores tradicionais.

CORTES & LENDAS
Entre 30 de abril e 3 de maio de 2020 é altura de viajar ao passado, através de uma mostra dos costumes gastronómicos portugueses, no evento Cortes & Lendas – Santarém Medieval 2020.
A Ceia Medieval marcará o revisitar dos sabores Medievais.

DIA NACIONAL DA GASTRONOMIA
Em maio, celebra-se o Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa e Santarém foi a Cidade escolhida para acolher este grande evento. É mais do que um dia, é uma oportunidade para que todos os portugueses centrem a sua atenção nas virtudes, na história, nas curiosidades, no que ela revela da Portugalidade que nos caracteriza. É, com certeza, Portugal que se afirma para dentro e para fora de si próprio.

FEIRA NACIONAL DE AGRICULTURA
Em Junho, o Festival apresenta-se na Feira Nacional de Agricultura através da presença no stand do Município e ainda através da realização de uma Conferência a propósito do futuro da Alimentação e da Gastronomia. De seguida, em Julho, está previsto o lançamento do “Guia Gastronómico de Santarém”.

FESTIVAL NACIONAL DE GASTRONOMIA
De 16 de Outubro a 1 de Novembro festejam-se os 40 anos do melhor, mais antigo e mais amplo Festival Gastronómico Português, o Festival Nacional de Gastronomia.

São 17 dias de festa com uma programação rica, que inclui momentos de animação, de formação e consciencialização para os temas da atualidade gastronómica e claro, momentos daquilo que move os nossos visitantes, a degustação da boa mesa Nacional. Este ano não faltam motivos gastronómicos e saborosos para visitar Santarém e provar Portugal à mesa. É que Santarém é Gastronomia!

 PROGRAMAÇÃO

FEVEREIRO
•Almoço de Apresentação Pública do Programa “FESTIVAL NACIONAL DE GASTRONOMIA – 40 ANOS” | ação de promoção, comunicação e animação turística | Ação a ser desenvolvida e articulada com o Chefe Rodrigo Castelo, um dos mais mediáticos embaixadores de Santarém e da Gastronomia do Ribatejo | Almoço com 40 chefs e comunicação social, espetáculo musical.

•Portugal à Mesa em Santarém | ação solidária e ação de valorização cultural e económica da gastronomia, vinhos e produtos locais de qualidade | O primeiro de 3 jantares que combinam a melhor Gastronomia de qualidade, música e solidariedade.

• Caminhada Viver Santarém | ação de formação e consciencialização | Gastronomia na promoção da saúde: técnicas, receitas e dicas para alimentação saudável.

•Jornadas Desportivas | ação de formação e consciencialização | Gastronomia na promoção da saúde: técnicas, receitas e dicas para alimentação saudável.

MARÇO

•Festas de S. José | ação de valorização cultural e económica, da gastronomia, vinhos e produtos locais de qualidade | Orientação temática e da programação deste evento local para a valorização da Gastronomia no âmbito das comemorações dos 40 Anos do Festival Nacional da Gastronomia.

•Bolsa de Turismo de Lisboa | ação de promoção, comunicação e animação turística |participação em stand próprio do Município de Santarém, com destaque para a comunicação/divulgação da celebração dos 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia.

ABRIL
•Cortes & Lendas | Santarém Medieval 2020 | ação de promoção, comunicação e animação turística | Orientação temática e da programação deste evento local para a valorização da Gastronomia no âmbito das comemorações dos 40 Anos do Festival Nacional da Gastronomia.

•Seminário: 25 de Abril – Gastronomia Antes e Depois da Revolução | ação de valorização cultural e económica, da gastronomia, vinhos e produtos locais de qualidade | Orientação temática e da programação deste evento local para a valorização da Gastronomia no âmbito das comemorações dos 40 Anos do Festival Nacional da Gastronomia.

•Jornadas Desportivas | ação de formação e consciencialização | Gastronomia na promoção da saúde: técnicas, receitas e dicas para alimentação saudável.

MAIO

• Dia Nacional da Gastronomia | ação de valorização cultural e económica, da gastronomia, vinhos e produtos locais de qualidade | Evento amplitude nacional, Santarém escolhida pela Federação Portuguesa Confrarias Gastronómicas para ser anfitriã deste evento que visa assinalar os 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia.

• Smart Cities Summit (FIL) | ação de promoção, comunicação e animação turística |participação em stand próprio do Município de Santarém, com destaque para a comunicação/divulgação da celebração dos 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia.

JUNHO

• Feira Nacional da Agricultura | ação de promoção, comunicação e animação turística |participação em stand próprio do Município de Santarém, com destaque para a comunicação/divulgação da celebração dos 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia.

• Conferência sobre o futuro da alimentação | ação de formação e consciencialização | A realizar na Feira Nacional da Agricultura.

• Dia mundial da criança | ação de formação e consciencialização | Gastronomia na promoção de hábitos de alimentação saudável dos mais jovens.

• Portugal à Mesa em Santarém | ação solidária e ação de valorização cultural e económica da gastronomia, vinhos e produtos locais de qualidade | Evento que combina a melhor Gastronomia de qualidade, música e solidariedade.

• Jornadas Desportivas | ação de formação e consciencialização | Gastronomia na promoção da saúde: técnicas, receitas e dicas para alimentação saudável.

JULHO
• Lançamento do “Guia Gastronómico de Santarém” | ação de valorização cultural e económica, da gastronomia, vinhos e produtos locais de qualidade | levantamento e categorização dos estabelecimentos e roteiros gastronómicos sugeridos.

• Street Food “Sabores do Mundo” | ação de valorização cultural e económica, da gastronomia, vinhos e produtos locais de qualidade | Orientação temática e da programação deste evento local para a valorização da Gastronomia no âmbito das comemorações dos 40 Anos do Festival Nacional da Gastronomia.

AGOSTO
• Dia Mundial da Juventude “Gastronomia na promoção da saúde” | ação de formação e consciencialização | Complexo Aquático de Santarém.

• Demonstração Gastronómica e prova eno-gastronómica | ação de valorização cultural e económica, da gastronomia, vinhos e produtos locais de qualidade | Complexo Aquático de Santarém.

SETEMBRO
• Portugal à Mesa em Santarém | ação solidária e ação de valorização cultural e económica da gastronomia, vinhos e produtos locais de qualidade | Evento que combina a melhor Gastronomia de qualidade, música e solidariedade.

OUTUBRO
• Festival Nacional de Gastronomia – 40 anos | ação de promoção, comunicação e animação turística | Casa do Campino.

•Apresentação da Carta Gastronómica do Concelho de Santarém | ação de valorização cultural e económica, da gastronomia, vinhos e produtos locais de qualidade.

NOVEMBRO
• Gastronomia Intergeracional: Sessão Informal que com projeto sénior e alunos dos escalões jovens da natação pura| ação de formação e consciencialização | Escola Municipal de Natação.

DEZEMBRO
• Reino do Natal | ação de valorização cultural e económica, da gastronomia, vinhos e produtos locais de qualidade | Orientação temática e da programação deste evento local para a valorização da Gastronomia no âmbito das comemorações dos 40 Anos do Festival Nacional da Gastronomia.

• Corrida de S. Silvestre | ação de formação e consciencialização | Gastronomia na promoção da saúde: técnicas, receitas e dicas para alimentação saudável.

• Grande Gala – 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia| ação de promoção, comunicação e animação turística | Encerramento das Comemorações.

Findo o evento, ficou bem patente que Santarém tem muitas cartas a dar, no que toca á boa Gastronomia Nacional. São eventos como este, que permitem dar conhecer aos visitantes desta feira, o que de melhor se faz a nível de gastronomia, da doçaria, do fumeiro e dos vinhos desta região.

Estiveram presentes neste evento vários impulsionadores da cultura gastronómica, desde vários chef´s, autarcas da região, expositores de produtores locais de qualidade, com vinhos, Gins, doçaria, fumeiro, vegetais, etc…

Espero ter conseguido abrir o seu apetite, e que venha visitar esta feira de Gastronomia em Santarém, e que ajude a divulgar o que de melhor se faz em Portugal.  #viversantarem

Contactos:
Casa do Campino – Santarém

Agradecimentos:

Presidente da Câmara Municipal de Santarém Dr. Ricardo Gonçalves, e do Presidente da Empresa Municipal Viver Santarém, Dr. João Leite.

Sílvia Marçal -chefsagency.net

Cobertura da foto-reportagem e detalhes do evento: 

Parceria: João Viera de Melo e Teresa Oliveira -Representantes do rotasesabores.pt no evento. (Prbkimobiliaria)

Share.

Leave A Reply

Subscribe!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

40 anos do Festival Nacional da Gastronomia de Santarém

Tempo de leitura: 10 min
0