Restaurante ‘Casa do Bacalhau’ vence a 1ª Edição do Concurso Patanisca

Paulo Pontes

O Peixe em Lisboa, evento gastronómico dedicado à cozinha de mar, cuja 10.ª edição decorre no recém-reaberto Pavilhão Carlos Lopes até ao dia 9 de Abril.
Saiba mais neste artigo!

 

O segundo e terceiro lugares foram atribuídos pelo júri, presidido por Maria de Lourdes Modesto, aos restaurantes ‘Poleiro’ e ‘D’ Bacalhau’ respetivamente.

O Peixe em Lisboa, evento gastronómico dedicado à cozinha de mar, cuja 10.ª edição decorre no recém-reaberto Pavilhão Carlos Lopes até ao dia 9 de abril, realizou numa sessão aberta ao público, a final da 1ª Edição do Concurso da Patanisca que distinguiu em primeiro lugar o restaurante ‘Casa do Bacalhau’ com as melhores pataniscas de Lisboa. O segundo e terceiro lugares foram atribuídos aos restaurantes ‘Poleiro’ e ‘D’Bacalhau’ respetivamente.

O segredo da patanisca da Casa do Bacalhau está na cozinheira Manuela Martins que há 30 anos é a pessoa que confeciona as pataniscas na Casa do Bacalhau, evidenciou João Madeira, responsável do restaurante, que com enorme satisfação recebeu das mãos de Maria de Lourdes Modesto o diploma de 1º Lugar no Concurso Patanisca. Para a presidente do júri para se conseguir uma boa patanisca deve ser bem percetível as lascas macias de bacalhau, a salsa, a cebola e o sal, para além de que estas devem ser “secas” quando pegamos.

Desenvolvido pela organização do Peixe em Lisboa em colaboração com o conhecido gastrónomo Virgílio Gomes, já responsável pela prova do Pastel de Nata, este novo concurso tem por objetivo evidenciar e promover as características com que as pataniscas se apresentam na região de Lisboa. É um desafio que pretende valorizar a um elemento simples e típico da cozinha alfacinha, que tanto agrada aos lisboetas e a todos os que visitam a cidade.

A competir na 1ª Edição do Concurso da Melhor Patanisca estiveram outros sete restaurantes de Lisboa nomeadamente, Laurentina, Nobre, Taberna da Rua das Flores, Varanda do Hotel Mundial, Bica do Sapato, Flores do Bairro Alto Hotel, e restaurante Sem Dúvida.

Cada concorrente apresentou dez pataniscas em embalagens não identificadas e os membros do júri efetuaram provas cegas, desconhecendo a identidade dos concorrentes. O júri pontuou as pataniscas numa escala de 0 a 10, analisando o “Aspeto”, o “Sabor e consistência do interior”, o “Equilíbrio entre os ingredientes”, a “Ausência de gorduras excessivas” e o “Sabor global”.

Para além da presidente do júri Maria de Lourdes Modesto, o júri contou com outros renomados nomes como o crítico gastronómico Virgílio Gomes, a jornalista Mariana Correia de Barros, o gastrónomo João Ceppas, o chefe e formador de cozinha Pedro Sommer Ribeiro e o gastrónomo e blogger Rodrigo Meneses.

Sobre o Peixe em Lisboa

O Peixe em Lisboa celebra este ano a sua 10ª edição, de 30 de março a 09 de abril. O recém-reaberto Pavilhão Carlos Lopes será o palco de várias provas e concursos gastronómicos, assim como a presença de vários chefes nacionais e internacionais para apresentações num auditório onde decorrerão diversas sessões dedicadas à gastronomia. No recinto do pavilhão, 10 conceituados restaurantes da região de Lisboa funcionarão em permanência com uma oferta diversificada de pratos à base de peixes e mariscos. Neste ano, os restaurantes presentes no evento são: Alma (chefe Henrique Sá Pessoa), Arola Penha Longa (chefe Milton Anes), Boi-Cavalo (chefe Hugo Brito), Chapitô à Mesa (chefe Bertílio Gomes) Ibo (chefe João Pedrosa), Kiko Martins (chefe Kiko Martins), Rabo d’Pêxe (chefe Paulo Morais), Ribamar (chefe Hélder Chagas), Ritz Four Seasons Hotel (chefe Pascal Meynard) e Taberna da Rua das Flores (chefe André Magalhães). Além das apresentações em auditório e dos 10 restaurantes, o evento conta ainda com uma terceira componente principal com um Mercado Gourmet que também funciona permanentemente entre as 12h e as 24h apresentando uma grande diversidade de produtos. O Peixe em Lisboa é organizado pela Associação de Turismo Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e produção da DOT Global e LGSP Events.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscribe!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Next Post

Tivoli Palácio de Seteais Uma Viagem Pelos Sabores Portugueses

Uma carta repleta dos melhores produtos locais e das mais sofisticadas técnicas, coroada por uma atmosfera palaciana única em Portugal com vista para a mágica Serra de Sintra: esta é a sugestão do Chef Miguel Silva, que lidera o Restaurante Seteais, no icónico Tivoli Palácio de Seteais.

Restaurante ‘Casa do Bacalhau’ vence a 1ª Edição do Concurso Patanisca

Tempo de leitura: 3 min
0