Um refúgio na Baixa do Porto – “Copos e Cusquices”
O Copos e Cusquices parece um pequeno bar visto de fora. Mas, lá dentro, rapidamente nos apercebemos que o rés-do-chão não se reduz ao bar da entrada, um corredor que funciona também como “pista de dança” e nos conduz-nos a um outro bar.
O primeiro andar, com uma sala com várias mesas para degustar os petiscos da casa, com paredes “nuas” onde no futuro darão lugar exposições e fotografias.
Existe ao lado outra sala onde se pode fumar, com pouffs e janelas viradas para a Rua. Este é um sítio confortável para conversar entre amigos, permite um copo rápido no rés-do-chão para quem desce a rua. Na pista improvisada é possível ouvir “Pop Rock”.
No primeiro andar, acontece o “corta e cose”, onde é possível uma boa conversa e a decoração com máquinas de costura e objetos relacionados (dedais, carrinhos de linha…) decoram o espaço e o ambiente de “cusquice”.
Está a gostar deste artigo?
Subscreva a nossa Newsletter e receba os nossos artigos no seu email!(Clique Aqui)
A decoração foi um trabalho de amigos, a amiga designer Sofia de Eça recheou molduras com material de costura e chaves.
A sugestão da cor do espaço cinza foi do estilista Nuno Baltazar .
Um pouco por todo o lado há pratos, máquinas de escrever e fotográficas velhas, umas oferecidas, outras encontradas em sites de usados ou em visitas a mercados e armazéns.
No Copos & Cusquices, a conversa é acompanhada por petiscos e bebidas.
Comecemos, então, pela comida, que é “boa, grande e barata” !
No menu destacam-se as asinhas de frango, “caseiras e crocantes” (quatro asas custam quatro euros); a “tralheira”, um bolinho de espinafres, alheira e ovo de codorniz; os bolinhos de morcela em tempura com cebolada de maçã; os tachinhos de cogumelos frescos panados; e os chouriços assados no álcool. Pratos bem apresentados, com preços normais e “justos”,
Mas não há cusquices sem copos. Os mais cobiçados são o mojito de melancia, invenção nascida de umas “brincadeiras” que “correram muito bem”, e os copos de gin com alecrim ou laranja. Tudo em doses generosas.