A Churrasqueira Portuguesa do Amial no Porto, é uma casa que já tinha ouvido falar, e que já a algum tempo tinha curiosidade em conhecer. Esta sexta feira dia 3 de Março, resolvi passar por lá com mais 3 amigos para jantar. Este restaurante não aceita reservas, de maneira que funciona por ordem de chegada, as pessoas dão o nome á chegada, e depois são chamadas para uma mesa assim que uma esteja livre. Aguardamos na entrada do restaurante onde tem o take-away, o pessoal assar, e em exposição as magnificas carnes e costuletões. Esperamos cerca de 10 minutos.
Fomos encaminhados para nossa mesa, e posso dizer que o restaurante estava cheio, dispõe de várias salas e todas elas completas. Ficamos numa mesa na ultima sala, estava a dar futebol, e esta sala tem vários ecras destribuidos pela mesma.
Fomos atendidos e trouxeram o Couvert, (o pão, uns méga rissóis de carne, e um pires de presunto). Em vez do presunto e os rissóis, optamos por pedir a tapa de francesinha como entrada.
Aqui os olhos também comem, mas na minha opinião ficou muito aquém das expectativas, estava á espera que fosse crocante e que o molho fosse melhor. Deveriamos ter experimentado os rissóis 🙂
Pedimos como prato principal o folhado á Portuguesa, “o Welligton” á moda do porto, foi um dos pratos que vi sair com mais frequência para as mesas. Este prato trás de acompanhamento legumes salteados, arroz e batatas fritas com ovos rotos por cima, que são misturados na mesa pelo empregado. Para beber pedimos um vinho maduro tinto da casa, e trouxeram um vinho do douro.
Gostei do folhado, o bife estava bom , o molho para se deitar por cima é bom, uma dose desta iguaria dá para 4 pessoas , os acompanhamentos, gostei dos legumes salteados e das batatas com os ovos rotos misturados.O arroz era normal. Para quem gosta de picante eles tem e podem colocar . O vinho foi um maduro tinto do Douro, um vinho corrente (vinho da casa).
Para sobremesa escolhemos a tarte de lima que gostei, apesar de achar que ficava melhor, se estivesse semi-fria, pois a bolacha desfazia-se e o creme estava a temperatura normal.
No geral gostei bastante deste espaço, recomendo o folhado á Portuguesa, é uma espécie de bife “wellington” á moda do Porto, certamente irei la voltar para experimentar outros pratos da casa.
Tem á sua disposição vários tipos de carnes, grelhados na brasa,Tomahawk Maturado, espetadas, todo o tipo de pratos.
Este jantar ficou a cada um, á volta de 23 euros, entradas, prato principal (folhado a portuguesa), vinho maduro tinto da casa, sobremesa tarte de Lima e café.
Espero que tenham gostado deste artigo!
Até breve!