Hoje vou falar de uma belíssima cidade que tem os jesuítas, bolo de comer e chorar por mais, falo-vos é claro de Santo Tirso, a cidade dos “Jesuítas”. Quem nunca provou os jesuítas de Santo Tirso, não sabe o que está a perder, para mim os melhores do país. Poderá provar esta iguaria na confeitaria “Moura“, ou até reservar e encomendar via online através do site.
“A Pastelaria e Confeitaria Moura é uma empresa familiar que labora desde 1892. De fabrico artesanal, produz uma grande variedade de iguarias de receita ancestral mas são os JESUITAS a sua especialidade. Os jesuítas da Pastelaria Moura são, de facto, deliciosos. Inculca-se a presença de um véu misterioso, de escuro segredo, a sete chaves fechado, que só uma pessoa da casa o saberá… Quer saber mais sobre a sua história?
Visite a página da Pastelaria Moura na zona dos contatos no final deste artigo!
Onde almoçar?
Um dos restaurantes que poderá escolher para almoçar ou jantar em Santo Tirso, é o “Restaurante 15”. Um restaurante com uma excelente apresentação quer a nivel exterior com as suas varandas e pátio, quer a nivel interior com uma boa decoração.
Este restaurante dispõe de um cardápio com pratos variados e bons vinhos disponíveis!
As sobremesas também fazem alguma água na boca para quem gosta de um bom doce 🙂
Fica a sugestão para uma boa refeição no restaurante 15.
O que visitar?
No âmbito do lazer poderá visitar dois novos museus, a sede do Museu Internacional de Escultura Contemporânea (MIEC) que foi desenhada pelo arquitecto Álvaro Siza Vieira e o Museu Municipal Abade Pedrosa é da autoria de Souto de Moura.
O Museu Municipal Abade Pedrosa possui colecções de arqueologia e materiais provenientes de várias estações arqueológicas do concelho de Santo Tirso e da região envolvente, originários de trabalhos de escavação e de achados fortuitos, cujo contexto arqueológico, em alguns casos, se desconhece.
Já o MIEC tem 54 obras espalhadas pelas praças e parques locais de Santo Tirso, num total de seis pólos da cidade: parques de Geão, Rabada, Carvalhais, Dona Maria II e praças 25 de Abril e Camilo Castelo Branco.
Para terminar em beleza nada como um belo passeio no Parque da Ribeira do Matadouro. Espaço verde de excelência, localizado no centro da cidade, o Parque Ribeira do Matadouro, tem uma extensão de um hectare e meio, e é hoje parte integrante da estrutura ecológica do Município de Santo Tirso. A aposta da Câmara foi criar um espaço verde voltado para a interpretação da natureza, aberto à população e estimulando formas ativas e passivas de recreio.
A última edição da World Landscape Architeture, publicação de referência da arquitetura paisagista mundial, destacou o Parque Ribeira do Matadouro, localizado em Santo Tirso, entre as mais interessantes obras de arquitetura paisagista de todo o mundo.
Espero ter despertado a sua atenção para esta belíssima cidade que é Santo Tirso, e que brevemente faça a sua visita e desfrute de tudo de bom que esta cidade lhe tem para oferecer.
Créditos fotos e contatos:
Foto Parque da Ribeira do Matadouro créditos Victor Esteves.