PORTUGALFASHION FW 18/19
UMA VERDADEIRA CIDADE DA MODA
NO MAIOR PARQUE URBANO DO PAÍS
O PORTUGALFASHION FW 18/19 realizou-se este ano no Parque da cidade do Porto, (Megaestrutura com 10 mil m2 de área total). O rotasesabores.pt passou por lá mais uma vez e registou o momento, apesar de estar bem organizado, e deixo aqui os meus parabéns á organização pela excelente iniciativa, pessoalmente a nível de instalações, gestão de espaços comuns, wc, bar e passereles, continuo a preferir a realização do evento na Alfandega do Porto. Face ás intempéries digamos que foi uma noite molhada á entrada e saída do evento, a principal vantagem que retirei desta nova localização é a facilidade de acessos ao local do evento.
Deixo-vos então com o line up do evento!
- ▪ Coleções outono/inverno de 2018-19 de Anabela Baldaque, Dielmar, Diogo Miranda, Fly London, Lion of Porches, Luís Buchinho, Luís Onofre, Miguel Vieira, Nuno Baltazar, Katty Xiomara,entre outros.
▪ Jovens criadores Inês Torcato e David Catalán em estreia na passerelle principal
▪ Júlio Torcato celebra 30 anos de carreira na moda
▪ O cartaz desta 42.ª edição do Portugal Fashion inclui um total de 34 desfiles, reunindo 18 criadores, duas duplas de criadores, seis jovens designers e uma marca Bloom, oito finalistas do
Concurso Bloom, sete marcas de vestuário e seis marcas de calçado
▪ Dois espaços de passerelle, com 1.000 m2 cada um, garantem conforto e comodidade a 1.000 espectadores por desfile.
▪ Black Room e White Room acolhem todos os desfiles, com abordagens decorativas e dinâmicas de desfiles diferenciadas.
Depois da abertura no novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa, no passado dia 17, o 42.º Portugal Fashion outono/inverno 2018-19 prossegue, entre 22 e 24 de março, no Parque da Cidade do Porto. Os desfiles têm lugar numa verdadeira cidade da moda, já que no maior parque urbano do país está instalada uma megaestrutura (10 mil m2 de área total) com três espaços de passerelle, bastidores, showroom, várias áreas sociais e de lazer, sala de imprensa, entre outras valências. Os três espaços de passerelle perfazem 1.000 m2 cada um, acomodando confortavelmente cerca de 1.000 espectadores por desfile. «Nesta edição, seguimos a lógica organizativa dos grandes shows de moda internacionais, como as fashion weeks de Londres, Nova Iorque e Paris, que privilegiam a realização dos desfiles em megastruturas amovíveis instaladas em locais nevrálgicos das cidades», explica o diretor de comunicação do Portugal Fashion, Rafael Alves Rocha.
«No nosso caso, vamos aproveitar as potencialidades do Parque da Cidade do Porto, um espaço com excelentes condições para a organização de eventos: amplitude, comodidade, bons acessos, aprazibilidade, etc.. Em termos de conforto e funcionalidade, quer para os protagonistas dos desfiles, quer para os nossos convidados, é uma magnífica solução», acrescenta o mesmo responsável. «Importa salientar, a propósito, que o Portugal Fashion gosta de inovar na seleção dos locais de realização dos desfiles. Ora, desta vez construímos uma verdadeira cidade da moda, procurando assim reforçar a capacidade promocional, a linguagem estética e a mundividência autoral de criadores e marcas. Algo que já aconteceu em Lisboa, com os desfiles no novo Terminal de Cruzeiros», lembra.
«Grandes estruturas amovíveis emprestam conforto, funcionalidade e informalidade aos desfiles de moda. A existência de três espaços de passerelle – White Room, Black Room e Bloom – possibilita, por exemplo, agilizar o calendário de desfiles, segmentar públicos e facilitar a circulação dos espectadores», sublinha Rafael Alves Rocha.
Por outro lado, «temos espaço e comodidades para realizar um showroom com 70 expositores de vários setores da moda». Desta forma, «estamos a cumprir os princípios da reorientação estratégica do Portugal Fashion, que passa pelo envolvimento crescente de diferentes players sectoriais e também pelo desenvolvimento de sinergias com setores complementares à moda, sobretudo associados ao lifestyle e às indústrias criativas».
«O objetivo é fortalecer o apoio a marcas portuguesas nos domínios do design e da criatividade, enquanto fatores de competitividade económica. Esta união de forças, competências, valências e networks dará certamente maior abrangência ao trabalho promocional do Portugal Fashion, quer numa perspetiva sectorial, quer numa perspetiva de criação de valor», conclui Rafael Alves Rocha.
Programa de desfiles muito heterogéneo
Quanto à line up, Rafael Alves Rocha garante «um programa de desfiles muito heterogéneo, como é apanágio do Portugal Fashion. Temos moda de autor de grande qualidade, quer assinada por criadores consagrados, quer por jovens designers, mas também propostas comerciais de vestuário e calçado, vertente que o evento sempre privilegiou». Para esta 42.ª edição do Portugal Fashion, foi programado um total de 34 desfiles, reunindo18 criadores, duas duplas de criadores, seis jovens designers e uma marca Bloom, oito finalistas do Concurso Bloom, sete marcas de vestuário e seis marcas de calçado.
No novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa foram reveladas as propostas para a próxima estação fria
de Storytailors, Alexandra Moura, Susana Bettencourt, Pedro Pedro, Alves/Gonçalves, Carlos Gil e
TM Collection by Teresa Martins. Seguem-se mais 27 desfiles no Porto, arrancando o programa com os oito finalistas do Concurso Bloom. Depois têm lugar os desfiles de seis jovens designers e uma marca na passerelle Bloom, dedicada a novos talentos. Ainda a 22, Anabela Baldaque, Estelita Mendonça e Júlio Torcato encerram o cartaz.
Casacos longos e vestidos em organza bordada marcam a nova coleção de Anabela Baldaque, intitulada “Aurora”. A estação fria da criadora também se faz de peças de malha, com quadrados e
xadrez, e mangas elaboradas, franzidas, drapeadas e plissadas. Estelita Mendonça vai certamente surpreender com linhas e materiais inusitados, como é seu hábito. A celebrar 30 anos de carreira, Júlio Torcato apresenta uma coleção que alia o corte clássico ao sportswear. O criador privilegiou os tecidos técnicos, as malhas, os pelos, os lisos e as estruturas, os piquets, as riscas gráficas e o nylon, enquanto nas cores avultam o azul royal, o laranja, os beges, os verdes e o preto.
No 3.º dia de desfiles, o programa inicia-se com a estreia de Inês Torcato e David Catalán na passerelle principal do evento, depois da experiência ganha pelos dois jovens criadores na plataforma Bloom e em eventos internacionais com o apoio do Portugal Fashion. Inês Torcato aposta nos jogos de texturas e numa linguagem gráfica, enquanto David Catalán explora, na sua nova coleção, uma estética associada ao escutismo.
Materiais texturados de algodões e lãs compactas destacam-se na nova coleção de Carla Pontes,outra jovem designer que fez o tirocínio no Bloom. Segue-se a marca de vestuário Pé de Chumbo, com propostas em que o urbano se mistura com o romantismo bucólico. Outra marca de pronto-avestir,a Meam, apresenta uma coleção em que matérias e formas opostas se combinam inesperadamente.
De destacar os estampados luxuosos e originais em peças simples de linhas arquitetónicas, bem como os detalhes de cor, golas requintadas e tecidos brilhantes contrastando com formas e volumes simples.
De regresso da Semana da Moda Masculina de Paris, como apoio do Portugal Fashion, Hugo Costa
vai demonstrar que o punk não morreu. A coleção do jovem criador lançado pelo Bloom traduz essa premissa, através do uso da cor e de combinações de matérias mais agressivas e coordenados justapostos de forma não convencional.
Depois, Luís Buchinho traz-nos uma coleção feita de materiais resistentes e formas protetoras e indutoras de mobilidade. Sob a designação “Night Drive”, as novas propostas do criador são dominadas pelo preto em diferentes tons, brilhos e opacidades. Mangas raglã, cinturas definidas e sublinhadas, punhos e ombros alongados em ribs canelados, escapulários compridos, bolsos de chapa amplos e acolchoados matelassée marcam aestação fria de Buchinho.
Peças esvoaçantes, transparências e cortes ousados caracterizam os novos looks de Micaela Oliveira. “Woodland” é o nome de uma coleção inspirada na abrangência e nos contrastes da natureza, na qual a criadora explora tecidos e rendas que remetem para o ambiente enigmático dos bosques sombrios. A terminar o 3.º dia de Portugal Fashion, Miguel Vieira vai agitar a passerelle com o rock & roll que inspira a sua nova coleção, para a qual desenhou silhuetas esguias contrastando com formas volumosas.
Depois da participação em janeiro na Milano Moda Uomo, com o apoio do Portugal Fashion, Miguel
Vieira regressa à passerelle com propostas não apenas para homem mas também para mulher, neste caso com peças volumosas de cintura marcada e ombros esguios. Preto caviar, azul-marinho, verde azeitona e dourado são as cores em destaque na coleção, enquanto nos materiais a preferência vai para os jacquards, os tecidos com lurex, as malhas, os estampados em flocado sob fazenda, o pelo falso, as lantejoulas, a napa, os tecidos laminados e os plissados.
O último dia do 42.º Portugal Fashion arranca com dois nomes de peso: Nuno Baltazar, com uma coleção sofisticada e elegante, e Katty Xiomara, que aposta em assimetrias e contrastes, com diferentes texturas e volumes. A seguir, seis marcas de calçado (Ambitious, Fly London, J. Reinaldo, Nobrand, Rufel e The Baron’s Cage) confirmam a vitalidade de uma fileira fortemente exportadora.
(Fotos do evento em rotasesabores.pt)
Quatro reconhecidas marcas de vestuário portuguesas, Concreto, Ana Sousa, Lion of Porches e Dielmar assumem a passerelle na reta final do 42.º Portugal Fashion. Na nova coleção da Concreto
predominam os jacquards florais reinterpretados em tons neutros. Já Ana Sousa reinventa o vestuário de diferentes épocas históricas, com formas contemporâneas e comerciais.
A Lion of Porches leva à passerelle o seu casual wear descontraído mas sofisticado, enquanto as novidades da Dielmar para a estação fria são as lapelas largas e as calças com pregas.
(Fotos do evento em rotasesabores.pt)
No final do 42.º Portugal Fashion, Luís Onofre traz à passerelle o requinte do seu calçado e
marroquinaria de luxo.
(Fotos do evento em rotasesabores.pt)
Mas é a Diogo Miranda que cabe encerrar o evento, com as suas propostas de alta-costura. Cortes assimétricos, decotes profundos e volumes definem a nova coleção do criador, cujo ponto de partida foi o cristal de um candelabro de família. Diogo Miranda procura transmitir «uma imagem imponente, sofisticada, severa e austera» com esta coleção outono/inverno.
Para terem acesso a mais fotos da cobertura do evento por parte do rotasesabores.pt basta visitarem este link!
Resta dizer que o Portugal Fashion – um projeto da responsabilidade da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, desenvolvido em parceria com a ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal – é cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização – Compete 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Agradecimentos: ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários
Créditos texto: press_kit_porto by portugalfashion.com
Créditos Fotos do Evento: rotasesabores.pt