Lisboa na 8ª edição do Mercado de Vinhos

Paulo Pontes

Mercado de Vinhos continua a inovar: circuito com Linguagem Gestual Portuguesa! Mais de 150 produtores de todas as regiões do país.

Mercado de Vinhos continua a inovar: circuito com Linguagem Gestual Portuguesa!

  • Parceria com a Associação Portuguesa de Surdos permite visita guiada com intérprete de Linguagem Gestual Portuguesa.
  •  Conversas e um Copo de Vinho – Câmara de Provadores da Região de Lisboa vai estimular o público a desenvolver a prova de vinhos.
  • Wine in Moderation – ações de sensibilização para o consumo moderado de vinho Exposição “Da Vinha ao Vinho – as castas portuguesas” – conhecer os aromas das castas.
  • Sociedade Ponto Verde sensibiliza para a reciclagem de vidro e cartão.

O Mercado de Vinhos regressa ao Campo Pequeno entre 18 e 20 de Outubro, na sua 8ª edição para dar palco aos pequenos e médios produtores de vinhos nacionais, dando a conhecer novos projetos e enólogos.

A região de Lisboa, que contempla as denominações de origem: Alenquer, Arruda, Bucelas, Carcavelos, Colares, Encostas d’Aire (Alcobaça e Medieval de Ourém), Lourinhã, Óbidos e Torres Vedras e ainda a indicação geográfica homónima (“Vinho Regional Lisboa”), será a protagonista deste ano na qualidade de região convidada.

A Wine Enthusiast, revista vitivinícola de referência internacional, elegeu a região dos Vinhos de Lisboa para o seu top 10 do enoturismo mundial para2019. A localização de Lisboa ao longo do Atlântico com a sua diversidade de solos, microclimas e topografias produzindo as tradicionais castas portuguesas e as mais famosas castas internacionais, numa seleção que foi definida em função da sua produção em qualidade e não em quantidade, determinou que hoje, os vinhos da Região de Lisboa sejam conhecidos pela sua boa relação qualidade/preço.

E porque conhecer e apreciar vinho deve ser algo acessível a todos, o Mercado de Vinhos convidou a Associação Portuguesa de Surdos a colaborar na criação de um circuito de visita ao Mercado. Acompanhados por um guia de linguagem gestual portuguesa, as pessoas surdas vão ficar a conhecer as experiências dos produtores de várias regiões e as diversas tipologias de vinhos, não esquecendo a introdução à prova.

Uma iniciativa que defende os Direitos das Pessoas Surdas, para que fiquem em pé de igualdade com os demais cidadãos.

Para além da prova e compra das marcas representadas no certame, esta 8ª edição vai ter no auditório o programa “Conversas e um copo de Vinho” – de acesso gratuito, acessível a todos os visitantes, aqui poderão aprender a provar vinhos com a orientação da Câmara de Provadores da Região de Lisboa, ficar a saber como utilizar os sentidos para apreciar o vinho com o Prof. Manuel Malfeito e Prof. Virgilio Loureiro, autores do Vinho Sentido, ou conhecer Estórias de marcas de vinhos que marcam, com Fernando Melo, jornalista de gastronomia e vinhos.

O Mercado de Vinhos conta ainda com a presença de elementos da ACIBEV que apresentam a iniciativa Wine in Moderation, uma ação de sensibilização e incentivo à moderação e responsabilidade no consumo do vinho, através da realização de testes de alcoolemia. Também com o objetivo de sensibilizar para a reciclagem, a Sociedade Ponto Verde vai marcar presença com suportes de comunicação sobre o tema e uma palestra.

Os visitantes podem ainda usufruir de um vasto programa de atividades que engloba visitas temáticas
e circuitos guiados com a Wine Educator Teresa Gomes.

A exposição itinerante “Da Vinha ao Vinho – as Castas Portuguesas” volta a marcar presença no evento oferecendo ao público a possibilidade de conhecer os aromas identificativas de cada casta.

O Mercado de Vinhos é uma organização conjunta do Campo Pequeno e da House OF Wines e funciona entre as 15:00h e as 21:00h no dia 18 de Outubro, entre as 11:00h e as 21:00h no dia 19 de Outubro, e entre as 11:00h e as 20:00h no dia 20 de Outubro. O bilhete de entrada tem um valor de 3€ sem copo e de 6€ com copo.

Sobre o Campo Pequeno
Construído em 1892 sob um projeto do arquiteto Dias da Silva, o Campo Pequeno é um ícone da cidade de Lisboa e um dos mais notáveis edifícios de estilo neo-árabe de Portugal. Com a reconversão concluída em 2006, o Campo Pequeno transformou-se numa sala polivalente, onde tanto podem ter lugar corridas de toiros como concertos, bailados ou eventos corporativos.

O Campo Pequeno conta com um centro comercial com 60 lojas, 20 restaurantes, 8 salas de cinema e um supermercado.
Situado numa artéria principal da cidade de Lisboa, é servido por uma ampla rede de transportes, entre os quais o metropolitano, com saída direta para a área comercial e ainda um amplo parque de estacionamento subterrâneo com capacidade para 1.250 automóveis.

Sobre a House OF Wines

A House OF Wines é uma empresa especializada na representação e distribuição de vinhos e espumantes.

Tem como missão promover marcas, criar os palcos para dar a conhecer as pessoas que produzem os vinhos e as suas histórias, bem como as especificidades das várias regiões vinícolas.

Para além da distribuição, oferece um conjunto de serviços que ajudam à divulgação do vinho como sejam, eventos e mercados de vinhos, aconselhamento profissional para elaboração de cartas de
vinhos, harmonização de vinhos com comida, e formação vínica.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Next Post

III FESTIVAL INTERNACIONAL DE BALONISMO

III FESTIVAL INTERNACIONAL DE BALONISMO CORUCHE by CEPSA. De 29 de Outubro a 3 de Novembro.

Artigos Relacionados