Mercado de Vinhos continua a inovar: circuito com Linguagem Gestual Portuguesa!
- Parceria com a Associação Portuguesa de Surdos permite visita guiada com intérprete de Linguagem Gestual Portuguesa.
- Conversas e um Copo de Vinho – Câmara de Provadores da Região de Lisboa vai estimular o público a desenvolver a prova de vinhos.
- Wine in Moderation – ações de sensibilização para o consumo moderado de vinho Exposição “Da Vinha ao Vinho – as castas portuguesas” – conhecer os aromas das castas.
- Sociedade Ponto Verde sensibiliza para a reciclagem de vidro e cartão.
O Mercado de Vinhos regressa ao Campo Pequeno entre 18 e 20 de Outubro, na sua 8ª edição para dar palco aos pequenos e médios produtores de vinhos nacionais, dando a conhecer novos projetos e enólogos.
A região de Lisboa, que contempla as denominações de origem: Alenquer, Arruda, Bucelas, Carcavelos, Colares, Encostas d’Aire (Alcobaça e Medieval de Ourém), Lourinhã, Óbidos e Torres Vedras e ainda a indicação geográfica homónima (“Vinho Regional Lisboa”), será a protagonista deste ano na qualidade de região convidada.
A Wine Enthusiast, revista vitivinícola de referência internacional, elegeu a região dos Vinhos de Lisboa para o seu top 10 do enoturismo mundial para2019. A localização de Lisboa ao longo do Atlântico com a sua diversidade de solos, microclimas e topografias produzindo as tradicionais castas portuguesas e as mais famosas castas internacionais, numa seleção que foi definida em função da sua produção em qualidade e não em quantidade, determinou que hoje, os vinhos da Região de Lisboa sejam conhecidos pela sua boa relação qualidade/preço.
E porque conhecer e apreciar vinho deve ser algo acessível a todos, o Mercado de Vinhos convidou a Associação Portuguesa de Surdos a colaborar na criação de um circuito de visita ao Mercado. Acompanhados por um guia de linguagem gestual portuguesa, as pessoas surdas vão ficar a conhecer as experiências dos produtores de várias regiões e as diversas tipologias de vinhos, não esquecendo a introdução à prova.
Uma iniciativa que defende os Direitos das Pessoas Surdas, para que fiquem em pé de igualdade com os demais cidadãos.
Para além da prova e compra das marcas representadas no certame, esta 8ª edição vai ter no auditório o programa “Conversas e um copo de Vinho” – de acesso gratuito, acessível a todos os visitantes, aqui poderão aprender a provar vinhos com a orientação da Câmara de Provadores da Região de Lisboa, ficar a saber como utilizar os sentidos para apreciar o vinho com o Prof. Manuel Malfeito e Prof. Virgilio Loureiro, autores do Vinho Sentido, ou conhecer Estórias de marcas de vinhos que marcam, com Fernando Melo, jornalista de gastronomia e vinhos.
O Mercado de Vinhos conta ainda com a presença de elementos da ACIBEV que apresentam a iniciativa Wine in Moderation, uma ação de sensibilização e incentivo à moderação e responsabilidade no consumo do vinho, através da realização de testes de alcoolemia. Também com o objetivo de sensibilizar para a reciclagem, a Sociedade Ponto Verde vai marcar presença com suportes de comunicação sobre o tema e uma palestra.
Os visitantes podem ainda usufruir de um vasto programa de atividades que engloba visitas temáticas
e circuitos guiados com a Wine Educator Teresa Gomes.
A exposição itinerante “Da Vinha ao Vinho – as Castas Portuguesas” volta a marcar presença no evento oferecendo ao público a possibilidade de conhecer os aromas identificativas de cada casta.
O Mercado de Vinhos é uma organização conjunta do Campo Pequeno e da House OF Wines e funciona entre as 15:00h e as 21:00h no dia 18 de Outubro, entre as 11:00h e as 21:00h no dia 19 de Outubro, e entre as 11:00h e as 20:00h no dia 20 de Outubro. O bilhete de entrada tem um valor de 3€ sem copo e de 6€ com copo.
Sobre o Campo Pequeno
Construído em 1892 sob um projeto do arquiteto Dias da Silva, o Campo Pequeno é um ícone da cidade de Lisboa e um dos mais notáveis edifícios de estilo neo-árabe de Portugal. Com a reconversão concluída em 2006, o Campo Pequeno transformou-se numa sala polivalente, onde tanto podem ter lugar corridas de toiros como concertos, bailados ou eventos corporativos.
O Campo Pequeno conta com um centro comercial com 60 lojas, 20 restaurantes, 8 salas de cinema e um supermercado.
Situado numa artéria principal da cidade de Lisboa, é servido por uma ampla rede de transportes, entre os quais o metropolitano, com saída direta para a área comercial e ainda um amplo parque de estacionamento subterrâneo com capacidade para 1.250 automóveis.
Sobre a House OF Wines
A House OF Wines é uma empresa especializada na representação e distribuição de vinhos e espumantes.
Tem como missão promover marcas, criar os palcos para dar a conhecer as pessoas que produzem os vinhos e as suas histórias, bem como as especificidades das várias regiões vinícolas.
Para além da distribuição, oferece um conjunto de serviços que ajudam à divulgação do vinho como sejam, eventos e mercados de vinhos, aconselhamento profissional para elaboração de cartas de
vinhos, harmonização de vinhos com comida, e formação vínica.