Facebook
Google+
Instagram
Pinterest
Twitter
YouTube

 OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Irashaimase!” (eera tímido-ma-seh) é a saudação de boas-vindas que se ouve ao entrar na maioria dos restaurantes de sushi. Irashaimase, de facto, para o mundo do sushi ocidental moderno, é onde podemos encontrar restaurantes de sushi em shoppings e aeroportos e arrebatar caixas de grab-and-go dentro do supermercado local.

Como as pessoas tentam comer mais de um ponto de vista nutricional, e pretendem adicionar peixes ricos em ômega-3 ás suas dietas, o sushi continua a crescer em popularidade. Os rolos pequenos compactos certamente despertam os olhares nutritivos arroz, peixe, legumes mas quão saudável é comer sushi?

sushi


Sushi para iniciantes

Os japoneses comem sushi há séculos, mas o sushi que conhecemos hoje, surgiu como uma opção de fast-food em Edo, Japão, em meados do século 19. As pessoas podiam comê-lo com as mãos ou levá-lo com elas, quando iam ao teatro. Se observar um carrinho de sushi num restaurante, verá dois tipos principais de rolos nigiri e maki. O Nigiri consiste num monte de arroz avinagrado coberto com um pouco de wasabi horseradish quente e um pedaço de peixe, caranguejo, ovo, ou outra cobertura. A esteira de bambu pequena, fina é usada para enrolar maki, um cilindro de arroz enrolado em alga nori com um pedaço de peixe ou outro recheio no meio.

Está a gostar deste artigo?

 Subscreva a nossa Newsletter e receba os nossos artigos no seu email!(Clique Aqui)

Sushi benefícios e riscos para a saúde

Os benefícios de saúde do sushi

O Sushi tem uma variedade tão impressionante, que muitos menus oferecem um glossário ilustrado para o ajudar. Devido a esta diversidade, o valor nutricional de um rolo para o outro pode variar. Em geral, o peixe é uma fonte magra de baixa caloria, e proteína de alta qualidade. É também baixo em gorduras saturadas e colesterol, tornando-se uma escolha alimentar saudável para o coração. O Salmão é especialmente alto em ômega-3 e os ácidos gordos, que estão ligados à melhoria dos níveis de colesterol, diminuição da pressão arterial e diminuição do risco de ritmos cardíacos anormais. A Cavala, truta do lago, arenque e atum, também têm omega-3.

As folhas finas de algas, ou nori, que são achatadas, cortadas, e enroladas em torno Maki , contêm poderosos minerais. O Iodo, essencial para a função hormonal adequada, é abundante neste vegetal. Também terá o benefício do magnésio, cálcio, ferro e fitonutrientes antioxidantes e ácido fólico se comer rolos envoltos em nori.

Os riscos para a saúde de sushi

Considere esses riscos ao ler esse menu sushi multi-colorido:

Calorias Secretas:

Se os ingredientes do sushi forem enrolados em pacotes pequenos, é fácil pensar que está a comer uma pequena quantidade de calorias e gordura. Um rolo de atum simples pode ter menos de 200 calorias, mas adicionar enfeites como maionese, pedaços tempurá frito, ou cream cheese, e ai terá um feixe concentrado de gordura e calorias.

Se comer um crocante de camarão tempurá roll, por exemplo, estará a ingerir mais de 500 calorias e 20 g de gordura! Ambos com molho de soja e wasabi são condimentos de baixa caloria, mas o molho de soja poderá subir os níveis de sódio.

Doenças transmitidas por alimentos:

Comer peixe cru pode expô-lo a bactérias, vírus e parasitas. Nematelminto, por exemplo, é um parasita filiforme que pode alojar-se no estômago e causar sintomas dolorosos que imitam a apendicite. Alguns tipos de rolos de sushi incluem peixe cru, mas chefs credíveis e respeitáveis usam apenas os peixes congelados.

sushi rotas e sabores A congelação mata os parasitas, tornando os peixes mais seguros para consumo. No entanto, o congelamento profundo não vai matar as bactérias ele só vai parar ou abrandar o seu crescimento, até que depois, antes de ser confeccionado volte a temperatura ambiente. Comer peixe cru, poderá trazer um risco acrescido de doenças transmitidas por alimentos, se compararmos com o consumo de peixe cozido.

Os níveis de mercúrio:

As águas abertas de rios, lagos e no mar expõem os peixes ao mercúrio, uma neurotoxina conhecida. Quando, por sua vez, comemos esses peixes, algumas das transferências de mercúrio vão para os nossos corpos. Os peixes de maior porte, os predadores, tendem a ter os mais altos níveis de mercúrio. Isso inclui o atum fresco e congelado, é muito comum encontrá-lo no sushi, bem como no espadarte, espadim, e tubarão.

As crianças pequenas, mulheres grávidas e mulheres que planeiam engravidar são aconselhadas a reduzir o seu consumo desses peixes. No geral, a Health Canada alerta que os benefícios para a saúde superam os riscos da exposição ao mercúrio.

Dicas para saborear com segurança sushi

Deixe isso para os profissionais. Chefs de sushi, ou itamae (ITAmeh-EE), são altamente treinados para lidar com peixe cru. Se não é um itamae, e decide fazer o seu próprio sushi, pode correr o risco de contaminação parasitária ou bacteriana.

A maioria dos congeladores caseiros não conseguem alcançar a baixa temperatura necessária para congelar corretamente peixe cru.

Ainda sente vontade para fazer o seu próprio Sushi ? Opte por veggie sushi ou usar peixe totalmente cozido ou carne de caranguejo.

Torná-lo um Manjar!

Pense no sushi como um “abuso” ocasional, e não como uma refeição leve na sua dieta. Lembre-se que os alimentos fritos como tempura ou condimentos cremosos, como maionese, poderão enchê-lo de calorias e gordura. Estes últimos tente não abusar!

sushi rotas e sabores 1Tenha calma com o atum!

Para minimizar os riscos da exposição ao mercúrio, lembre-se: existem outros peixes no mar! Coma o peixe mais baixo na cadeia alimentar quanto menor for o peixe, a menos mercúrio ele estará sujeito. Além disso, o salmão selvagem tem menos mercúrio do que o atum, como o camarão, escamudo, e bagres.

Veg para fora!

Você sabia que o tofu é potencialmente uma boa fonte de ômega-3 ?

Pode equilibrar a sua festa sushi, com rolos feitos com saborosos legumes nutritivos cogumelos shiitake, abacate,e  pepino,pois fazem parte do menu padrão na maioria dos restaurantes de sushi.

Curiosidades sobre o Sushi:

vantagens:

  1. • pequeno o suficiente para embalar inúmeras quantidades num pequeno recipiente
  2. • baixo teor em gordura e colesterol  ( ou pelo menos um pouco )
  3. • uma dieta ideal para aqueles com níveis elevados de colesterol
  4. • mais saudável do que a maioria dos alimentos
  5. • baixo em calorias
  6. • a maioria dos peixes ( com exceção da enguia e outros) são baixos em gorduras saturadas e ricos em proteínas
  7. • reduz a pressão arterial ( quando consumido na quantidade certa )
  8. • abundância de Omega – 3 , que é uma necessidade para o coração
  9. • alguns, como a cavala ( saba ) , cavala ( aji ) e sardinha , são ricos em vitamina E ( um poderoso antioxidante )

Desvantagens:

  1. •a falta de equipamento necessário para fazer
  2. • altos níveis de mercúrio em atum e espadarte
  3. • peixes mal cozidos pode resultar em Anisakiasis , uma doença em que anisakis vermes, invade o corpo, e provoca uma espécie de mal estar.
  4. • sushi de alta qualidade é caro
  5. • certos tipos de peixe devem ser preparados adequadamente ou podem ocorrer doenças
  6. • sushi pode ser perigoso para quem tem diabetes tipo I, ou diabetes tipo II, então devem consumir sashimi em  vez  do Sushi

Espero que este artigo lhe tenha sido útil!

Share.

2 comentários

  1. Olá! I simplesmente desejam lhe dar uma enormes
    polegares para cima para o seu grande info você tem aqui neste post.
    Estou retornar para seu site para mais logo.

Leave A Reply

Subscribe!

Sushi benefício ou risco para a saúde?

Tempo de leitura: 5 min
2