O Vinhas de Algeruz Premium Vineyards 2015

As Pousadas de Portugal celebram este ano 75 anos de história, de preservação da portugalidade e de defesa do património material e imaterial. Para assinalar esta data, convidaram a reconhecida produtora de vinho José Maria da Fonseca para recriar um vinho que conseguisse enaltecer o rico património gastronómico nacional. O resultado é a criação de um vinho comemorativo, o Vinhas de Algeruz Premium Vineyards 2015 que pretende ser um vinho perfeito para acompanhar qualquer momento gastronómico.

Este singular e exclusivo vinho tinto da Vinha Grande de Algeruz, de autoria do reconhecido enólogo Domingos Soares Franco, localizada na Península de Setúbal, foi produzido a partir das castas Syrah e Castelão e estagiou seis meses em pipas de carvalho francês e americano, seduzindo pelo seu luxuriante tom vermelho e surpreendendo com um aroma frutado e um ligeiro toque a madeira.

A Vinha Grande de Algeruz, em Palmela, pertence à José Maria da Fonseca desde 1989 e representa um marco na história da emblemática empresa portuguesa. A vinha destaca-se pelo seu elevado potencial, não só pela sua dimensão – 210 hectares – como por todas as opções técnicas que alteraram de forma impactante a viticultura da Península de Setúbal. Após a compra e reestruturação da vinha, a José Maria da Fonseca assume a qualidade e responsabilidade da produção das uvas da maioria dos seus vinhos, o que lhes acrescenta valor e personalidade.

Tendo um paladar aveludado pelos suaves sabores das frutas vermelhas e da baunilha, com taninos marcadamente presentes e bem incorporados, assume-se como o acompanhamento perfeito para os mais típicos pratos da gastronomia nacional. As iguarias confecionadas com carne de caça ou aves e os indulgentes queijos regionais harmonizam de forma absolutamente sublime com o Vinhas de Algeruz.

As Pousadas de Portugal – a maior rede de gastronomia tradicional portuguesa –  sugerem o Menu especial, disponível de norte a sul do país, nos restaurantes de diversas unidades, com um preço de 75 euros (simbólico dos 75 anos), de modo a assinalar mais de sete décadas de atividade ao serviço da cultura e tradição do país.

E para quem prefere levar um pouco das Pousadas de Portugal e das Vinhas de Algeruz, para a sua própria casa, esta criação única da José Maria da Fonseca também está disponível nos supermercados Pingo Doce de todo o país.

 PVP recomendado: 9,99 euros

Informação Técnica – Vinhas de Algeruz 2015

Classificação: Vinho Regional Península de Setúbal

Castas: Castelão (75%) e Syrah (25%)

Tipo de solo: Argilo-Calcários

Produção de vinho: 45.000 litros

Notas de prova

Cor: Vermelha

Aroma: Frutado a amora muito madura, mirtilo, baunilha e especiarias

Paladar: Suave, marcado pelo fruta vermelha (amoras), longo e persistente mas com taninos suaves

Final de prova: Longo

Envelhecimento: 6 meses em carvalho francês e americano

Engarrafamento: Abril de 2017

Modo de servir: Servir a uma temperatura de 14ºC, consumir a 16ºC, como acompanhamento de aves, caça e queijos.

SOBRE AS POUSADAS DE PORTUGAL

As Pousadas de Portugal celebram 75 anos em 2017, e contam com 33 unidades espalhadas de Norte a Sul do País. O seu nome é sinónimo de qualidade, hospitalidade, cultura e tradição. Tiveram a sua origem nos anos 40, com a construção das primeiras Pousadas Regionais, destinadas a alojar os visitantes e fornecer-lhes alimentação consentânea com o estilo e as tradições de cada região. Na década de 50 o conceito alargou-se às Pousadas históricas, instaladas em monumentos cuidadosamente restaurados para o efeito. O compromisso é garantir uma oferta turística diferenciada que mantém viva a chama hospitaleira dos portugueses e se afirma como um veículo de proteção e divulgação do património cultural. Com uma rede espalhada de Norte a Sul do País, e também nos Açores, estão em castelos, conventos ou fortalezas, integrados na paisagem com a naturalidade da história que albergam os espaços onde estão vivos, numa experiência que faz com que, quem as visita, passe a ser também portador do saber que acumulam. A garantia que dão é a excelência, que naturalmente não dispensa todo o respeito pela recuperação do património arquitetónico nacional, adaptado às modernas exigências de conforto e bem-estar em sintonia com a sua autenticidade.

As Pousadas de Portugal integram o programa do Pestana Sustainability Program: Planet Guest – “Somos apenas hóspedes do Planeta” – que incorpora todas as iniciativas que promovem a sustentabilidade. O Planet Guest transmite a posição do Grupo e dos seus colaboradores no que diz respeito à sustentabilidade do Planeta em que vivemos e o foco do PHG na extrema preocupação perante as gerações futuras. Tem como objetivo criar valor no longo prazo para a empresa, desenvolvendo a sua actividade com respeito pelo meio ambiente, comunidades locais, colaboradores, clientes e todos os stakeholders relevantes no exercício da sua actividade.

SOBRE A JOSÉ MARIA DA FONSECA

Fundada há mais de 180 anos, a José Maria da Fonseca é um dos líderes nas áreas da produção e comercialização de vinhos de mesa e generosos, encontrando-se as suas marcas presentes em mais de 70 países.

O portefólio da José Maria da Fonseca engloba mais de trinta marcas de grande qualidade, representativas das principais regiões vitivinícolas nacionais. Muitas delas são hoje casos de popularidade a nível nacional e internacional e autênticos emblemas do nosso País. Este sucesso decorre do enorme investimento humano e material e de uma constante capacidade de renovação por parte da José Maria da Fonseca que, ao longo da sua história, e atualmente já na sétima geração, tem sabido preservar uma herança preciosa sem descurar a modernização, correspondendo aos padrões de exigência que os consumidores dela esperam e surpreendendo a cada passo.

Share.

Leave A Reply

Pousadas de Portugal lançam vinho exclusivo com José Maria da Fonseca

Tempo de leitura: 4 min
0