As Pousadas de Portugal celebram 75 anos de história, de experiência na arte de bem receber e de defesa e preservação do património material e imaterial. E, porque é impossível dissociar a portugalidade da gastronomia, os restaurantes das Pousadas apresentam um Menu especial que vem comemorar e homenagear mais de sete décadas de atividade ao serviço da cultura e tradição portuguesas.

Transportando o simbolismo desta data marcante, a experiência gastronómica única tem o valor de 75 euros para duas pessoas e promete uma viagem dos sentidos aos sabores e pratos mais típicos, repletos de personalidade lusitana e de vincada regionalidade.

A jornada pela história e tradição culinária portuguesa, disponível em 23 restaurantes das Pousadas de Portugal, começa com um Couvert Regional, com três aperitivos que variam entre unidades e dependem da região e da época do ano, para garantir a qualidade e frescura dos seus ingredientes. Mantendo esta linha, também a entrada, uma Seleção de Três Petiscos Portugueses, será alterada sazonalmente consoante a localização da Pousada.

O ponto alto deste Menu exclusivo promete ser o prato principal, em que a oferta se divide em duas iguarias absolutamente magníficas e a dificuldade será escolher apenas uma: Bacalhau Dourado ou Cabrito Assado no Forno. Se o cabrito é o suspeito do costume das casas portuguesas, um prato que reúne famílias à volta de uma mesa e do prazer que é partilhar uma refeição, o Bacalhau Dourado é o clássico por excelência das Pousadas de Portugal. Este foi o prato servido no dia 19 de abril de 1942, na abertura da primeira Pousada de Portugal, permanecendo até hoje no imaginário das Pousadas e dos seus hóspedes habituais como um dos mais emblemáticos pratos.

O grande final será a sedutora sobremesa, que adoçará qualquer paladar. A Trilogia de Doces Conventuais é composta por Sericá com Ameixa d’Elvas, Doce de Laranja e Pudim de Abade Priscos.

Desde um mosteiro em Guimarães, passando pela cozinha de um antigo palácio em Queluz, até a um castelo em Estremoz ou um palácio no Algarve, são, no total, 23 restaurantes a proporcionar momentos verdadeiramente inesquecíveis, que aliam o melhor da gastronomia nacional a edifícios, espaços e ambientes de referência no panorama arquitetónico e cultural portugueses.

O Menu comemorativo estará disponível em 23 restaurantes das Pousadas de Portugal, para almoço e jantar, a partir do dia 17 de março e até ao fim do ano.

Mais informações em www.pousadas.pt.

MENU:

Couvert Regional

Três Aperitivos Regionais (variam de unidade para unidade, consoante a região e época do ano)

Entrada

Seleção de Três Petiscos Portugueses (variam de unidade para unidade, consoante a região e época do ano)

Prato Principal

Bacalhau Dourado (receita de 1942)

OU

Cabrito Assado no Forno

Sobremesa

Trilogia de Doces Conventuais (Ameixa d’Elvas, Doce de Laranja e Pudim Abade de Priscos)

Preço:

75 euros para duas pessoas (com vinhos da Seleção Pousadas, água e café incluídos)

 

Disponível em 23 restaurantes das seguintes Pousadas de Portugal:

 

A NORTE

  • Pousada Caniçada-Gerês
  • Pousada Viana do Castelo
  • Pousada Mosteiro de Guimarães
  • Pousada Mosteiro de Amares
  • Pousada da Ria

AO CENTRO

  • Pousada Serra da Estrela
  • Pousada de Viseu
  • Pousada Convento Vila Pouca Beira
  • Pousada Castelo de Óbidos

EM LISBOA

  • Cozinha Velha (Queluz)
  • Casa do Leão (Lisboa)
  • Pousada Castelo de Palmela

AO SUL

  • Pousada Castelo de Alcácer
  • Pousada Convento Vila Viçosa
  • Pousada Convento de Arraiolos
  • Pousada de Marvão
  • Pousada Convento de Beja
  • Pousada Mosteiro do Crato
  • Pousada Convento de Évora
  • Pousada Castelo de Estremoz
  • Pousada Palácio de Estoi
  • Pousada Convento de Tavira
  • Pousada de Sagres

SOBRE AS POUSADAS DE PORTUGAL

As Pousadas de Portugal celebram 75 anos em 2017, e contam com 33 unidades espalhadas de Norte a Sul do País. O seu nome é sinónimo de qualidade, hospitalidade, cultura e tradição. Tiveram a sua origem nos anos 40, com a construção das primeiras Pousadas Regionais, destinadas a alojar os visitantes e fornecer-lhes alimentação consentânea com o estilo e as tradições de cada região. Na década de 50 o conceito alargou-se às Pousadas históricas, instaladas em monumentos cuidadosamente restaurados para o efeito. O compromisso é garantir uma oferta turística diferenciada que mantém viva a chama hospitaleira dos portugueses e se afirma como um veículo de proteção e divulgação do património cultural. Com uma rede espalhada de Norte a Sul do País, e também nos Açores, estão em castelos, conventos ou fortalezas, integrados na paisagem com a naturalidade da história que albergam os espaços onde estão vivos, numa experiência que faz com que, quem as visita, passe a ser também portador do saber que acumulam. A garantia que dão é a excelência, que naturalmente não dispensa todo o respeito pela recuperação do património arquitetónico nacional, adaptado às modernas exigências de conforto e bem-estar em sintonia com a sua autenticidade.

As Pousadas de Portugal integram o programa do Pestana Sustainability Program: Planet Guest – “Somos apenas hóspedes do Planeta” – que incorpora todas as iniciativas que promovem a sustentabilidade. O Planet Guest transmite a posição do Grupo e dos seus colaboradores no que diz respeito à sustentabilidade do Planeta em que vivemos e o foco do PHG na extrema preocupação perante as gerações futuras. Tem como objetivo criar valor no longo prazo para a empresa, desenvolvendo a sua actividade com respeito pelo meio ambiente, comunidades locais, colaboradores, clientes e todos os stakeholders relevantes no exercício da sua actividade.

Share.

Leave A Reply

Subscribe!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Pousadas de Portugal Celebram 75 Anos

Tempo de leitura: 4 min
0