A 19 de abril de 1942 foi inaugurada a primeira Pousada de Portugal, marcando o nascimento de uma marca de inegável importância para o panorama turístico e cultural nacional. Após 75 anos, o percurso notável das Pousadas de Portugal foi celebrado num Jantar de Gala na imponente Sala do Trono do Palácio Nacional de Queluz, reunindo mais de uma centena de convidados, entre os quais o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e algumas das mais relevantes figuras do Turismo, Política e Economia nacionais.

Atualmente com 33 unidades de Norte a Sul do país, as Pousadas de Portugal são sinónimo de cultura, história e tradição, elevando e promovendo a preservação e proteção de algumas das mais determinantes características da identidade portuguesa. Com um portefólio repleto de palácios, conventos e castelos, as unidades do grupo são verdadeiras guardiãs dos saberes locais e da regionalidade, fortemente presentes, não só nos seus edifícios, mas também na gastronomia e nas histórias que o seu património, material e humano, tem para contar.

“Este foi um momento de reunião e de celebração das memórias de uma rede de hotéis icónicos, que tem nos seus edifícios e nos seus colaboradores um património de valor imensurável. São 75 anos de história que honramos e que muitos ensinamentos nos trouxeram para que possamos continuar fortes e coesos naquela que é a nossa maior função: prestar o serviço de qualidade a que desde sempre habituamos, mantendo um compromisso inquebrável e indissociável de preservação da cultura e história portuguesas. É muito claro para as Pousadas de Portugal que só respeitando o nosso passado, poderemos projetar um futuro ainda melhor”, afirma Luís Castanheira Lopes, Presidente do Grupo Pestana Pousadas.

A noite do dia 19 de abril reavivou alguns dos mais importantes marcos das Pousadas de Portugal, tendo sido pautada por vários momentos de homenagem ao grupo e aos seus trabalhadores, com o visionamento de um filme comemorativo e uma cerimónia de entrega de prémios às pessoas e entidades que se destacaram na sua história.

Os colaboradores Eliete Simão dos Santos, governanta da Pousada de Sagres, e José António Charréu, barman da Pousada Convento de Évora, viram o seu percurso de 44 anos de dedicação ao serviço do grupo ser reconhecido com um Prémio Carreira, entregue pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e pelo Presidente do Grupo Pestana, Dionísio Pestana. A RTP e a Agência Abreu foram também galardoadas pelo seu trabalho de divulgação.

O evento teve início às 20h, com uma receção aos convidados na belíssima Sala da Música, acompanhada por um momento musical da responsabilidade da Orquestra XXI. Por outro lado, o encerramento ficou a cargo da fadista Cuca Roseta, que apresentou alguns dos seus mais reconhecidos temas, trazendo a profundidade e a tradição do fado a um evento pleno de portugalidade.

A celebração do 75.º aniversário vai prolongar-se por 2017, estando previsto um conjunto de iniciativas que exaltam o património histórico e humano das Pousadas de Portugal.

Mais informações em www.pousadas.pt.

SOBRE AS POUSADAS DE PORTUGAL

As Pousadas de Portugal celebram 75 anos em 2017, e contam com 33 unidades espalhadas de Norte a Sul do País. O seu nome é sinónimo de qualidade, hospitalidade, cultura e tradição. Tiveram a sua origem nos anos 40, com a construção das primeiras Pousadas Regionais, destinadas a alojar os visitantes e fornecer-lhes alimentação consentânea com o estilo e as tradições de cada região. Na década de 50 o conceito alargou-se às Pousadas históricas, instaladas em monumentos cuidadosamente restaurados para o efeito. O compromisso é garantir uma oferta turística diferenciada que mantém viva a chama hospitaleira dos portugueses e se afirma como um veículo de proteção e divulgação do património cultural. Com uma rede espalhada de Norte a Sul do País, e também nos Açores, estão em castelos, conventos ou fortalezas, integrados na paisagem com a naturalidade da história que albergam os espaços onde estão vivos, numa experiência que faz com que, quem as visita, passe a ser também portador do saber que acumulam. A garantia que dão é a excelência, que naturalmente não dispensa todo o respeito pela recuperação do património arquitetónico nacional, adaptado às modernas exigências de conforto e bem-estar em sintonia com a sua autenticidade.

As Pousadas de Portugal integram o programa do Pestana Sustainability Program: Planet Guest – “Somos apenas hóspedes do Planeta” – que incorpora todas as iniciativas que promovem a sustentabilidade. O Planet Guest transmite a posição do Grupo e dos seus colaboradores no que diz respeito à sustentabilidade do Planeta em que vivemos e o foco do PHG na extrema preocupação perante as gerações futuras. Tem como objetivo criar valor no longo prazo para a empresa, desenvolvendo a sua actividade com respeito pelo meio ambiente, comunidades locais, colaboradores, clientes e todos os stakeholders relevantes no exercício da sua actividade.

Share.

Leave A Reply

Pousadas de Portugal Celebram 75 anos

Tempo de leitura: 4 min
0