moinho

O Moinho na Ponte da Barca, está situado num antigo moinho de água no Rio Vade, perto da foz deste com o lendário. Num dos mais belos locais da vila de Ponte da Barca, na Praça Campo do Côrro, mesmo ao lado do Choupal e da bela ponte do século XV que dá nome à terra.

O restaurante encontra-se em plena zona histórica desta antiga vila e do concelho. Concelho este que está integrado no Parque Nacional Peneda-Gêres, terras de pasto do gado de raça Barrosã, ingrediente principal de um dos pratos mais famosos da nossa terra e do restaurante “O Moinho“, a Posta de Vitela Barrosã.

Está a gostar deste artigo?

 Subscreva a nossa Newsletter e receba os nossos artigos no seu email!(Clique Aqui)

O Rotas e Sabores já conhece este restaurante á algum tempo, e vamos deixar aqui o testemunho de  um almoço que fizemos á cerca de três meses. É um restaurante de comida típica portuguesa com pratos bem regionais da terra, e contem também pratos sazonais. Por este restaurante já passaram algumas figuras de estado portuguesas que estavam patentes em fotos nas paredes deste restaurante, embora desta ultima vez que lá estivemos essas fotos já tinham sido retiradas.

Este restaurante é muito acolhedor e típico por dentro, não contendo uma sala muito grande, sendo por vezes necessário recorrer a reserva se for altura dos pratos sazonais, pois promovem almoços e jantares de grupos de confrarias gastronômicas.

Por exemplo á semana é possível comer ás quintas feiras arroz de cabidela de frango de campo e ao domingo cabrito assado no forno a lenha. Dois dos pratos de peixe muito procurados são o Sável e a Lampreia, sendo necessário por vezes a sua reserva.

No dia em que visitamos ” O Moinho ” optamos pelas entradas de chouriços variados da região, o pão típico, como prato principal a deliciosa posta de Vitela Barrosã acompanhada de guarnições de arroz branco, bata frita, salada mista, ou então batata a murro com grelos salteados.

Esta refeição foi acompanhada por vinho verde tinto da casa, vinho de produtor da região. Podémos apurar que a carne estava deliciosa bem como os respectivos acompanhamentos, fazendo jus ao bom nome que esta casa tem construido ao longo dos anos.

Uma particularidade, o restaurante é anexo ao moinho, com todas as comodidades (Wifi, sala climatizada…). A sala do restaurante vidrada encontra-se apenas a um metro da água do Vade, tendo como ponto negativo no nosso entender de ser muito pequena, e com poucas mesas sendo difícil sem reserva desfrutar dessa sala, foi o que nos aconteceu nesse dia.

Em seguida, passamos á sobremesa optamos pelo doce da Avó, revelou-se uma sobremesa muito deliciosa!

moinho4

O Rotas e Sabores recomenda a sua visita se rumar ao Alto Minho e passar por Ponte da Barca não se esqueça de visitar “O Moinho” e desfrutar além do magnífico choupal circundante e do rio, saborear boa gastronomia típica portuguesa.

Créditos de fotos: Rota e Sabores

Contatos: “O Moinho”   Site

 

 

Share.

Leave A Reply

O Moinho na Ponte da Barca

Tempo de leitura: 2 min
0