Hoje vou falar de uma belíssima cidade que tem os jesuítas, bolo de comer e chorar por mais, falo-vos é claro de Santo Tirso, a cidade dos “Jesuítas”. Quem nunca provou os jesuítas de Santo Tirso, não sabe o que está a perder, para mim os melhores do país. Poderá provar esta iguaria na confeitaria Moura, ou até reservar e encomendar via online através do site.

Jesuita“A Pastelaria e Confeitaria Moura é uma empresa familiar que labora desde 1892. De fabrico artesanal, produz uma grande variedade de iguarias de receita ancestral mas são os JESUITAS a sua especialidade. Os jesuítas da Pastelaria Moura são, de facto, deliciosos. Inculca-se a presença de um véu misterioso, de escuro segredo, a sete chaves fechado, que só uma pessoa da casa o saberá… Quer saber mais sobre a sua história?

Visite a página da Pastelaria Moura na zona dos contatos no final deste artigo!

moura

Onde almoçar?

restaurante 15 1.1

Um dos restaurantes que poderá escolher para almoçar ou jantar em Santo Tirso, é o “Restaurante 15”. Um restaurante com uma excelente apresentação quer a nivel exterior com as suas varandas e pátio, quer a nivel interior com uma boa decoração.

Este restaurante dispõe de um cardápio com pratos variados e bons vinhos disponíveis!

As sobremesas também fazem alguma água na boca para quem gosta de um bom doce 🙂

Fica a sugestão para uma boa refeição no restaurante 15.

O que visitar?

No âmbito do lazer poderá visitar dois novos museus, a sede do Museu Internacional de Escultura Contemporânea (MIEC) que foi desenhada pelo arquitecto Álvaro Siza Vieira e o Museu Municipal Abade Pedrosa é da autoria de Souto de Moura.

Museu_Internacional_de_Escultura_Contempor_nea_ao_ar_livre

O Museu Municipal Abade Pedrosa possui colecções de arqueologia e materiais provenientes de várias estações arqueológicas do concelho de Santo Tirso e da região envolvente, originários de trabalhos de escavação e de achados fortuitos, cujo contexto arqueológico, em alguns casos, se desconhece.

Museu-Internacional-de-Escultura-Contemporânea2_Santo-Tirso-

Já o MIEC tem 54 obras espalhadas pelas praças e parques locais de Santo Tirso, num total de seis pólos da cidade: parques de Geão, Rabada, Carvalhais, Dona Maria II e praças 25 de Abril e Camilo Castelo Branco.

Para terminar em beleza nada como um belo passeio no Parque da Ribeira do Matadouro. Espaço verde de excelência, localizado no centro da cidade, o Parque Ribeira do Matadouro, tem uma extensão de um hectare e meio, e é hoje parte integrante da estrutura ecológica do Município de Santo Tirso. A aposta da Câmara foi criar um espaço verde voltado para a interpretação da natureza, aberto à população e estimulando formas ativas e passivas de recreio.

A última edição da World Landscape Architeture, publicação de referência da arquitetura paisagista mundial, destacou o Parque Ribeira do Matadouro, localizado em Santo Tirso, entre as mais interessantes obras de arquitetura paisagista de todo o mundo.

Espero ter despertado a sua atenção para esta belíssima cidade que é Santo Tirso, e que brevemente faça a sua visita e desfrute de tudo de bom que esta cidade lhe tem para oferecer.

 

Créditos  fotos e contatos:

Foto Parque da Ribeira do Matadouro créditos Victor Esteves.

http://confeitariamoura.pt/

https://www.facebook.com/restaurante15/timeline

http://www.cm-stirso.pt/pages/1

Share.

Leave A Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Os melhores Jesuitas do País!

Tempo de leitura: 2 min
0