frigideiras

Ir a Braga e não comer as frigideiras do cantinho no centro histórico da cidade é como visitar Roma e não ver o Pápa!

Esta casa possui uma vitrine que ostenta a mais variada doçaria tradicional, entre alguns dos produtos mais conhecidos as “Sameirinhas, Fidalginhos, Tibia, Bolo Romano, Frigideiras”, são de fazer água na boca até ao mais comum dos mortais.

Está a gostar deste artigo?

 Subscreva a nossa Newsletter e receba os nossos artigos no seu email!(Clique Aqui)

cantinho

Esta mítica casa foi criada em meados do séc .XVIII em 1796, sendo uma das casas mais antigas de Braga dentro do gênero. Aqui foi criada a confecção e comercialização das famosas “FRIGIDEIRASde Braga. O maravilhoso folhado com uma carne magnífica, que o Rota e Sabores já teve oportunidade de provar, e que não é inigualável em mais nenhum lado do país.

frigideira1

Tendo mantido, segundo as antiquíssimas normas do séc. XVII, a receita a qual ainda hoje constitui o segredo da sua reputação em todo o país. Esta casa confeciona as autênticas, verdadeiras e genuínas FRIGIDEIRAS.  Já o célebre escritor Júlio Dinis faz referência a este delicioso pastel de carne no seu “ Os serões da Província”.

Este estabelecimento possui um marco de história, os restos de estruturas de uma domus romana datada do Baixo Império. É possivel  a sua completa visualização de cima, através do vidro que constitui o piso do café. As ruínas correspondem a um corredor de circulação, que se abre a poente através de uma porta a um amplo compartimento, dando igualmente passagem a outros dois corredores, um dos quais definido por duas bases de colunaNa parte nordeste do corredor situa-se um compartimento aquecido por sistema de hipocausto com colunelos, o qual revela que esta habitação dispunha de banhos privados, à semelhança de muitas outras identificadas em Bracara Augusta.


cant
Estruturas que definem uma ala compartimentada, muito provavelmente pertencente a uma antiga domus de época romana. Um dos compartimentos escavados correspondia a um hipocausto do balneário da casa. O conjunto pode ser visitado dentro do horário de funcionamento normal deste estabelecimento.

Mais uma razão para a sua visita, além de poder visitar uma parte da nossa história, pode aliar a isso o prazer de saborear estas maravilhosas iguarias bem tradicionais do nosso país, mais concretamente na cidade de Braga.

 

 

 Créditos de fotos: Frigideiras do Cantinho

Frigideiras do Cantinho

CONTACTOS: Facebook/ Site 

Share.

Leave A Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Frigideiras do Cantinho

Tempo de leitura: 2 min
0