Showing 1 of 1

Churrasqueira de Caldelas

Churrasqueira de Caldelas em Amares, é uma unidade de referência de um projecto turístico de excelência da família Antunes. Em pleno coração do Minho, na vila termal de Caldelas, está centrada esta unidade hoteleira.

A convite do Sr. Antunes , passamos uma noite  neste espaço, que fica situado em Caldelas (Amares/Braga).

Á chegada deparamo-nos com uma magnífica esplanada, rodeada por árvores centenárias, e um ambiente bem acolhedor. Á entrada do restaurante o mobiliário que encontramos, mostra uma decoração típica com história.

No seu interior uma sala bem composta, ampla e com requinte, com vários prémios de gastronomia de renome nas suas paredes, e participações em eventos gastronómicos pelo nosso país fora. Uma garrafeira bem composta no centro da sala salta á vista pela sua qualidade, e a vitrine dos peixes e mariscos não lhe ficam a trás, como poderão avaliar pelas imagens.

Aqui é, possivel apreciar os  pratos tipicamente minhotos. É um espaço onde a gastronomia minhota ganha expressão e excelência. Os saberes e sabores tradicionais compõem o mais rico cardápio do Minho. A ementa é variada que vai desde o marisco e o Bacalhau no forno, até á costeleta á Barrosã, Cabrito Assado e Vitela Assada………; os preços são muito razoáveis face á qualidade/preço, pois ao jantar podemos provar o magnífico cabrito assado no forno, e a costeleta á Barrosã, e posso-vos dizer que foi um digno manjar dos deuses!

Pura gastronomia portuguesa ao mais alto nivel, bem como os acompanhamentos, e os môlhos de grande qualidade. O vinho escolhido para acompanhar este repasto foi um Encosta da Abadia verde branco, sugestão da casa.

No final da degustação destes dois excelentes pratos, escolhemos a sobremesa, optamos pela “Rabanada á Churrasqueira de Caldelas” uma receita de familia já centenária, e o pudim da casa. A rabanada estava um ” Must “, e o pudim também muito bom, pura doçaria típica caseira de excelência!

No final do jantar rumamos ao quarto do ” Hotel Rural Casa do Eirado”  hotel de três estrelas, no segundo andar deste mesmo edifício. A decoração simples e muito minimalista está presente desde a receção deste hotel, até aos corredores, e o próprio quarto, que neste caso o nosso foi o 304 🙂

O quarto é uma suite, com uma pequena sala na entrada, composta por um (sofá, uma secretária com televisão e mini-bar, e um roupeiro com cofre) no seu interior. O quarto é simples e muito discreto na sua decoração, (com camas separadas, telefone, A/C nas duas divisões, casa de banho com banheira, e mobiliário normal, com secador de cabelo). Para quem o luxo e o conforto de um hotel de cinco estrelas não é primordial, poderá passar aqui uma boa noite de sono fazendo turismo rural.

Noite bem passada, desce-mos para o pequeno almoço ás 09:30, na sala do restaurante, um pequeno almoço simples e típico português estava á nossa espera. Aproveitamos para lhe mostrar o exterior do “Hotel Casa Eirado”, o parque de estacionamento, alguns elementos decorativos, a fachada, a esplanada, a igreja mesmo ao pé e a Pensão Residencial Universal, unidade hoteleira também pertencente ao sr. Antunes, paredes meias com a sua Churrasqueira de Caldelas.

Em seguida fomos conhecer as Termas de Caldelas, um dos ex-libris aqui da zona, fica a cerca de uns 300 metros do hotel. Estas termas estão rodeadas por uma grande extensão de área verde e jardim muito cuidado, o edifício fala por sí em termos arquitectónicos, um monumento digno de se ver,  quer pela sua imponência, quer pela sua extensão. Com muita pena nossa não foi possível a visita ás instalações, pois o horário de visitas guiadas, é apenas durante a semana no horário das 13 horas ás 15 horas, e como fomos num Sábado e com clientes lá dentro não nos foi permitida a entrada 🙂

Estas termas dispõem de circuito Spa termal, Terapêutica, Nutrição, Piscina e o Hotel bela Vista. Estas termas são consideradas das melhores do país, pude observar algum do publico alvo  a circular nas imediações das termas, a desfrutarem de uma zona onde podem beber água da fonte termal de uma bica que está sempre com água corrente, e também é possível encher garrafões desta água para levar. Uma boa opção para quem quiser relaxar, ou até para fins terapêuticos.

Em seguida rumamos em direção á zona da  ” Torre”, zona onde possui uma pequena ponte romana sobre o rio “Homem”, que estava em obras, mas que nos permitiu uma descida até ao rio para registar-mos a paisagem lindíssima como podem ver nas imagens em baixo.

Depois seguimos para a Vila de Caldelas em direção a uma zona onde existe a prática de “Parapente”, bem la no alto, a vista é deslumbrante, a zona de descolagem possui uma enorme descida quase a pique ideal para este tipo de prática, é ideal para tirar fotos panorâmicas, podemos avistar os montes e zonas habitacionais até perder de vista.

(Créditos video by Rafael )

São horas de almoço (12:30), hora de voltar á Churrasqueira de Caldelas para almoçar 🙂  Desta vez foi sugerido a “Vitela no Forno”, com o arroz e uma salada mista a acompanhar, mais uma vez surpreendeu quer pela qualidade, quer pela apresentação, com os pormenores dos pratos, as pêras e as frutas que acompanham sempre cada prato dando o seu toque, e ligando bem com os môlhos de excelência que são usados.

Para sobremesa  foi escolhida a  ” Tarte de Chocolate “ e ” Toucinho do Céu “, como podem ver nas imagens que registei, que para além da boa apresentação, estes dois doces caseiros, desfazem-se na boca, uma perdição de calorias que vale bem cada pedacinho que ingerimos, dos melhores doces caseiros que já provei até hoje. Aconselho vivamente para quem gosta de boa gastronomia típica portuguesa, com muita qualidade, e de doçaria de excelência caseira, visitem este espaço pois não se irão arrepender!

Na Churrasqueira de Caldelas encontramos variedade e qualidade. São verdadeiramente tentadores o cabrito assado no forno, o bacalhau com migas, a posta de carne rica e suculenta e os doces tradicionais. Estes pratos são sempre bem acompanhados pelos mais intensos sabores vinícolas da região dos vinhos verdes.

O concelho de Amares oferece algumas das melhores colheitas da Região dos Vinhos Verdes. A lista de vinhos desta Churrasqueira conta com as melhores colheitas desta e outras regiões demarcadas. A construção assente na traça tradicional e rústica do Minho, tornam cada refeição um verdadeiro manjar dos Deuses.

O  sr. Antunes ainda dispõe de um serviço de “Catering “, a empresa José Antunes Catering e Eventos, Oferece gastronomia minhota personalizada com bom gosto e harmonia. A ementa está composta de pratos tentadores. Sem contar, a variedade de doces, como os doces conventuais e o pudim de abade de priscos. Possui ainda a Pensão Residencial Universal, unidade hoteleira paredes meias com a Churrasqueira de Caldelas.

 

Contatos:

Avenida Afonso Manuel,

4720-249 Caldelas – Amares

253 361 236

[email protected]

www.churrasqueiradecaldelas.com

Share.

Leave A Reply

Churrasqueira de Caldelas

Tempo de leitura: 5 min
0