Aprenda a captar as melhores fotografias de comida com Mike Tsang!

Fotografar comida pode ser um verdadeiro desafio, especialmente quando se capta imagens num restaurante ou num mercado de street food, onde é necessário trabalhar com difíceis condições de iluminação.

Mike Tsang, influenciador da Canon, refere que trabalha frequentemente com a Canon EOS M5, no entanto, o mesmo afirma que uma câmara como a Canon EOS 2000D é uma ótima alternativa a uma câmara de telemóvel para qualquer fotógrafo amador ansioso por captar comida. A EOS 2000D oferece um conjunto de funções automáticas que irão tornar a sua vida mais fácil, mas como em qualquer câmara, experimentar o modo manual e ajustar a abertura, a velocidade de obturação e o ISO a cada fotografia específica e às condições presentes irá permitir-lhe retirar o máximo proveito do seu equipamento (embora possa aderir ao foco automático).

Mike Tsang, bloguer de gastronomia a viver em Londres, aprendeu bastante sobre como se fotografa street foodcomida na rua e em restaurantes das formas mais aliciantes. Aqui estão algumas das suas melhores dicas:
1. Aplique as noções básicas do estilo da comida
Fried chicken tacos at Pergola, Paddington, Londres
https://www.instagram.com/p/Bk93bJvAWhZ/?hl=en&taken-by=freshmikeeats

Quer esteja a tirar fotografias de comida na rua por cima ou de lado, existem inúmeras técnicas que se podem utilizar para melhorar o estilo da imagem. Distribua e preencha de forma uniforme os espaços vazios com pratos, acompanhamentos, copos e talheres de forma a enquadrar a comida que quer
fotografar. Se a refeição for numa mesa pequena, distribua a comida e a bebida de forma igual para assegurar que com a Canon EOS 2000D consegue captar tudo numa única fotografia. Experimente adicionar um pouco de movimento à imagem ou colocar molho na comida que será outra forma criativa de preencher o enquadramento.

2. Aplique um pouco de criatividade
Yifang Fruit Tea, Londres
https://www.instagram.com/p/BlVyn63gSx-/?taken-by=freshmikeeats

Se quer que as suas fotografias se destaquem no Instagram é importante pensar criativamente sobre a forma como apresenta os objetos na sua fotografia. Não deve ter medo de se divertir e tentar algo novo para incentivar os seus seguidores a perguntarem “como é que ele fez isto?”.

Utilize uma abertura f/ 1.4 na sua câmara Canon EOS 2000D, ajustando a sensibilidade de ISO para 200, ao agitar o copo, conseguirá captar algumas gotas do gelo derretido a cair do seu chá!

3. Capte movimento e ação Thickly sliced crispy bacon, golden yolk & cheese enveloped in a soft milk bun, Daily Provisions, Nova Iorque
https://www.instagram.com/p/BjbtsIjAEHd/?hl=en&taken-by=freshmikeeats

Não fotografe apenas pratos de comida estáticos, experimente adicionar um elemento em movimento ás suas fotos. Exemplos perfeitos disso podem ser uma pessoa a segurar noodles ou massa, um amigo a segurar numa pizza repleta de queijo ou pessoas perto da mesa prestes a comerem. Utilize uma velocidade de obturação elevada acima dos 1/1000 segundos para evitar a distorção do movimento, e tire as fotografias com as condições naturais de luz. Peça a um amigo para segurar a comida de forma a que consiga praticar e tirar a fotografia da forma que quer. Caso não esteja a jantar com um amigo, com a quantidade de pessoas que estão a comer nos mercados de rua movimentados, peça apenas se não se importariam que tirasse uma fotografia.

4. Fotografe de lado
Duck sandwich, Pergola London Market, Nova Iorque
https://www.instagram.com/p/BkNX82iAV39/?hl=en&taken-by=freshmikeeats

A clássica fotografia de comida de rua é captada de lado, com um ângulo ligeiramente elevado, para mostrar o lado maior do prato. Para os melhores resultados, a distância focal na Canon EOS 2000D deve ser definida entre 28-35mm, permitindo-lhe que se aproxime da comida e amplie os detalhes mais
magníficos e agradáveis do prato.
Quer as fotografias sejam tiradas sentado, quer sejam em pé, deve colocar a câmara nos 45 graus.
Para obter o famoso efeito bokeh, onde a comida está no foco e o cenário está desfocado, utilize a abertura por volta dos 1.4.

5. Fotografe de lado sem ângulo
Black Bear Burger, Hawker Union, Londres
https://www.instagram.com/p/BkryhQxAotT/?hl=en&taken-by=freshmikeeats

A comida de rua como os hambúrgueres, kebabs e sandes podem aparecer todos os dias, em diferentes tamanhos e camadas e são captadas melhor de perto e de lado. Para esta fotografia considere utilizar o ajuste da objetiva 35mm com uma abertura de 1.4, coloque depois então a câmara à mesma altura e o mais próximo da comida que o foco permita. Isto dará resultado a uma fotografia impressionante que destaca a complexidade da comida e o especto delicioso em detalhes impressionantes.

6. Fotografar uma refeição de inverno
Finsbury Park, Grilled cheese sourdough, cheddar & chilli jam
https://www.instagram.com/p/BgTA9-HhPZp/?taken-by=freshmikeeats

Nas noites frias de inverno, precisamos por vezes de nos aquecer e uma sandes de queijo quente repleta de sabores de várias estações é uma ótima opção. O queijo derretido tem vários pontos de foco e recomendo que utilize uma objetiva Canon com ISO 500, 1.4 de abertura e velocidade de obturação
de 1/40 segundos para apresentar as camadas da sandes, a textura do pão e fazer com que a comida nos deixe com água na boa. Outra dica para fazer com que a comida pareça realmente deliciosa é
apresentar alguém que a esteja a desfrutar – queijo derretido e por aí. Coloque a câmara de lado e mostre a pessoa a comer um bom bocado, simples!

Todas as imagens foram captadas com a Canon EOS M5 utilizando a Canon EF 35mm f/1.4L II USM. Mike Tsang também utiliza a Canon EOS 2000D para captar fotografia de comida de rua.

 

Sobre a Canon Europa

A Canon Europa é a subsidiária da Canon Inc. na EMEA, uma fornecedora global de tecnologias e serviços de imagem, e uma das marcas mais reconhecidas e adoradas do mundo. A Canon Europa opera em 120 países e emprega cerca de 19.000 colaboradores na região, contribuindo com um terço das receitas globais da Canon anualmente.

Fundada em 1937, a Canon tem sido uma referência na imagem nos últimos 80 anos, e está focada em ajudar as pessoas a reinventar o que é possível alcançar através da imagem. Desde câmaras a impressoras comercias, de consultoria empresarial a tecnologias de cuidados de saúde, a Canon melhora vidas e negócios através da inovação da imagem.

A Canon está a aumentar o poder positivo das tecnologias de imagem e dos serviços. Ao oferecer benefícios sociais e ambientais através das nossas pessoas e dos nossos produtos, estamos a demonstrar o nosso compromisso com a nossa filosofia corporativaKyosei: viver e trabalhar em conjunto para o bem comum.

Informações sobre a Canon Europa disponível em:
www.canon-europe.com

Visite-nos em www.canon.pt ou nas nossas redes sociais:FacebookInstagramLinkedInYouTube

Share.

Leave A Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Aprenda a captar as melhores fotografias de comida com Mike Tsang!

Tempo de leitura: 5 min
0