A receptividade do público e uma lista de espera de quase 2000 pessoas motivaram a decisão dos dois amigos!  

Chama-se Ajitama Ramen Bistro e é o mais recente projecto de António Carvalhão e João Ferreira, os dois amigos aficionados do ramen que em 2017 abriram o Ajitama Supper Club – o primeiro supper club em Portugal especializado no prato mais consumido pelos japoneses.

Após um ano e meio a servir jantares uma vez por semana em casa de António e perante uma lista de espera a crescer exponencialmente, os dois entusiastas do emblemático caldo japonês decidiram dar um passo em frente e abrir o seu próprio restaurante de ramen. O Ajitama Ramen Bistro fica na Avenida Duque de Loulé, 36, em Lisboa e abre as portas ao público já no próximo dia 5 de março.

No Ajitama Ramen Bistro o ramen será uma vez mais o prato Rei e os dois fundadores irão manter a sua premissa de proporcionar uma autêntica experiência gastronómica japonesa e empregar as técnicas artesanais que conferiam ao Ajitama Supper Club o seu reconhecimento e a sua distinção.

 Agora com uma formação de topo no currículo – pela melhor escola de ramen de Tokyo, a Rajuku –  e com a vantagem de poderem servir mais pessoas de cada vez, cinco dias por semana, António e João contam com uma carta mais alargada e com pratos exclusivos, onde se incluem entradas tipicamente japonesas, cinco variedades de ramen – incluindo uma opção vegetariana – sobremesas inspiradas em ingredientes japoneses e uma oferta de cocktails únicos e refrescantes, também eles inspirados no Japão.

No Ajitama Ramen Bistro há propostas de ramen para todos os gostos e feitios. A par com o ramen Shio,  a receita original do Ajitama Supper Club, e com o ramen Shoyu, o mais popular do Japão, surgem agora o Veggie, um opção de ramen vegetariana que também pode ser vegana, o Miso, que se assume como uma explosão de sabores, e ainda o Hakata Tonkotsu, o ramen mais intenso da lista e segundo os dois amigos, a especialidade da nova casa.

As receitas do Shio e o do Shoyu, que já eram servidos lá em casa, no Ajitama Supper Club, são da nossa autoria e resultam dos 13 meses de desenvolvimento auto-didacta” relembra António Carvalhão.

Já as novas receitas – Veggie, Miso e Tonkotsu – foram aprendidas no curso intensivo de Ramen Chefs que realizámos em Tokyo com o Sensei Takeshi Koitani, um dos mais experientes e respeitados Ramen Chefs do Japão” conta o empreendedor.  O tempo de cozedura dos caldos, a intensidade de cada variedade de ramen e a espessura de cada um dos noodles são indicados e classificados na ementa, para informar da melhor forma possível os clientes do restaurante.

Relativamente aos cocktails, outra grande aposta do Ajitama Ramen Bistro, João Ferreira explica que estes resultaram de uma parceria perfeita com a empresa Às de Copos, especializada em serviços de bar: “Também no caso dos cocktails quisemos ter receitas exclusivas e que integrassem sempre pelo menos um ingrediente japonês no entanto não tínhamos qualquer tipo de experiência nem o conhecimento necessário para garantir a qualidade pretendida, conta.

 “Felizmente identificámos a Às de Copos, especialista nesta área, que nos desenvolveu um conjunto de seis cocktails variados que além de integrarem ingredientes japoneses conseguem proporcionar a harmonia perfeita com os nossos ramens, afirma. O Shochu, o Sake, o licor Midori e o Wasabi são alguns dos ingredientes usados nos cocktails exclusivos do Ajitama, que podem ser consumidos antes mas também durante as refeições.

O Ajitama Ramen Bistro tem capacidade para 36 lugares em mesa e ainda seis ao balcão, a forma mais japonesa de comer um ramenNo que à decoração do restaurante diz respeito, António e João quiseram recriar da melhor forma possível o ambiente vivido nos modernos e sofisticados restaurantes de Tóquio urbano, evidenciando ao mesmo tempo o elemento mais vincado do logotipo do Ajitama Ramen Bistro, o ovo Ajitama.

A forma do ovo inspira assim toda a organização e decoração do espaço sendo visível nas estruturas de madeira suspensas no tecto do restaurante, assim como na forma da própria cozinha e no balcão de serviço, entre outros detalhes de decoração do restaurante. O projecto foi desenvolvido pelo atelier de arquitectura, o JCFS Architects.

O Ajitama Ramem Bistro irá funcionar de Terça-feira a Sábado e, numa primeira fase, apenas para jantares. Às terças, quartas e quintas-feiras está aberto das 19h30 às 23h30, sendo que a cozinha e o bar encerram o serviço às 23h. À Sexta e ao Sábado funciona das 19h30 às 00h30, e a cozinha e o bar encerram o serviço às 23h30.

Morada
  • Ajitama Ramen Bistro
    Avenida Duque de Loulé, 36, Lisboa
    1050-006 Lisboa

    localizações

    Lisboa, Saldanha

Share.

Leave A Reply

Subscribe!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ajitama Ramen Bistro

Tempo de leitura: 3 min
0