Facebook
Google+
Instagram
Pinterest
Twitter
YouTube

– AJUDE A AJUDAR –

Solidariedade em destaque nesta edição com Pinheiro Bombeiro, Cruz Vermelha Portuguesa, Ass. de Protecção dos Animais de Torres Vedras, Vale de Acór e Lar Jorbálan

 De 29 de Novembro a 2 de Dezembro, a arena do Campo Pequeno vai receber um Natal muito especial.

Com uma selecção extensa de projectos e produtos 100% nacionais, a edição deste ano vai acolher ainda participações inéditas como seja o projecto Pinheiro Bombeiro, para ajudar os Bombeiros Voluntários ou a Associação de Protecção dos Animais de Torres Vedras, que alberga presentemente cerca de 450 animais e ajuda no seu processo de adopção.

A oitava edição do Mercado de Natal, que espera cerca de 20 mil visitantes, conta com mais de 140 expositores, que vão apresentar artigos de autor e peças de design exclusivamente de origem portuguesa, maioritariamente inspiradas nas artes e nos ofícios tradicionais, bem como em tendências artísticas contemporâneas.

Livros, Peças de Design, Eco, Moda, Cerâmica, Joalharia, Artigos de Decoração, Brinquedos, Artes plásticas, Produtos Gourmet e Bio, Chocolate, são algumas das opções que estarão disponíveis.

Mas a principal novidade do Mercado de Natal em 2018 será o espaço dedicado a ajudar, com IPSSs e iniciativas de solidariedade. As instituições de solidariedade social encontram neste espaço a oportunidade para se apresentarem ao público visitante sensibilizando-o para as suas causas.

O projecto #PinheiroBombeiro consiste em aproveitar pinheiros que vão ser abatidos, como Árvores de Natal. No final, os pinheiros são devolvidos e transformados em biomassa. Desta forma, está-se a promover um uso eficiente, inteligente e sustentável de pinheiros que tiveram de ser abatidos e simultaneamente a angariar fundos para comprar material para os Bombeiros Voluntários.

A Cruz Vermelha Portuguesa irá estar presente no Mercado com um espaço de rastreios de saúde, numa acção de angariação de fundos para contribuir para as actividades sociais da delegação de Lisboa.

Mas os animais de 4 patas não foram esquecidos:  a Associação de Proteção dos Animais de Torres Vedras marca presença nesta 8ª edição do Mercado de Natal com uma acção de sensibilização para o seu trabalho: Cuidam, tratam, alimentam, esterilizam e encaminham os animais (cães e gatos) para adopção, através de uma criteriosa selecção de adoptantes. Apela-se neste mercado à doação de bens de primeira necessidade, já que a organização não beneficia de qualquer apoio público.

Paralelamente, este Mercado vai contar com a presença do Vale de Acór, com os seus inovadores Gelados Sociais Artesanais – Fratellini  e Pão Rústico de Lenha, e do Lar Jorbálan, que acolhe temporariamente jovens mulheres e os seus filhos em situação de vulnerabilidade social, que terá em venda produtos feitos pela sua comunidade.

O Mercado de Natal organiza ainda um programa de atividades “As Oficinas do Mercado” para miúdos e graúdos: receitas de sobremesas de Natal, a construção de um mini presépio em cerâmica, técnica de estampagem “blockprinting” com carimbos artesanais e outros materiais, oficina de Tecelagem Ovelha Mãe com técnicas tradicionais de manipulação da lã, são algumas das propostas disponíveis.

“É para nós extremamente gratificante podermos contar com este grupo de instituições no Mercado de Natal, pois o espírito do natalício também implica ajudar a ajudar” refere Luciana Megre, responsável da organização.

“O programa de actividades permite recriar e ensinar técnicas tradicionais de tecelagem e cerâmica ou de estampagem e assim envolver o público num universo de trabalho manual que tantas vezes é esquecido e acaba por se perder”, conclui Anabela Oliveira, co-organizadora do evento.

De quinta a sábado, das 11h30 às 21h30, e domingo, das 11h30 às 20h30, os visitantes poderão não só encontrar presentes diferenciados a preços atrativos, como contribuir para a viabilidade de pequenos negócios e ajudar pessoas e animais.

O bilhete de entrada no Mercado de Natal tem o valor de 2€, com 2 vales de 1€ para descontar nas suas compras.

Sobre o Campo Pequeno

Construído em 1892 sob um projeto do arquiteto Dias da Silva, o Campo Pequeno é um ícone da cidade de Lisboa e um dos mais notáveis edifícios de estilo neoárabe de Portugal. Com a reconversão concluída em 2006, o Campo Pequeno transformou-se numa sala polivalente, onde tanto podem ter lugar corridas de toiros como concertos, bailados ou eventos corporativos.

O Campo Pequeno conta com um centro comercial com 60 lojas, 20 restaurantes, 8 salas de cinema e um supermercado. Situado numa artéria principal da cidade de Lisboa, é servido por uma ampla rede de transportes, entre os quais o metropolitano, com saída direta para a área comercial e ainda um amplo parque de estacionamento subterrâneo com capacidade para 1250 automóveis.

PROGRAMA DE ACTIVIDADES

Showcooking  | Receitas com Iogurte

YogurtNest

Domingo, 2 de Dezembro | 11h30 às 13h00

No showcooking YogurtNest vamos preparar deliciosas e saudáveis entradas e sobremesas de Natal usando o iogurte como ingrediente fundamental e tendo como aliado o YogurtNest.

https://www.facebook.com/YogurtNest/

_____________________________________________________

André Semblano |Cerâmica

“Uma decoração de Natal”


Sexta, 30 de Novembro | 18h00 às 19h30

Com o objetivo de comemorar a época que se aproxima, André Semblano propõe a construção de um mini presépio em cerâmica, para juntar às suas decorações de Natal.

https://www.facebook.com/andresemblano

_____________________________________________________

Mazurca Handmade

“Iniciação à estamparia manual em tecido”

Sábado, 1 de Dezembro | 11h30 às 13h00

Nesta oficina poderão aprender a técnica de estampagem “blockprinting” com carimbos artesanais e outros materiais.

A partir dos 7 anos. Máximo 10 pessoas – Duração cerca de 1h

www.mazurcahandmade.com

_____________________________________________________

Ovelha Mãe

“Uma bola em lã”

Quinta, 29 de Novembro | 18h00 às 19h30

Nesta oficina de Tecelagem Ovelha Mãe, Estela Melo promove e divulga técnicas tradicionais de manipulação da lã.

https://www.facebook.com/OvelhaMae/

IPSSs PRESENTES NO MERCADO DE NATAL DO CAMPO PEQUENO

Projectos Solidários

PINHEIRO BOMBEIRO

80% dos Bombeiros em Portugal são voluntários e infelizmente nem sempre contam com material adequado (máscaras, luvas, fatos etc). Desta forma, ao alugar um Pinheiro Bombeiro, está a contribuir directamente para a compra de material profissional (com o apoio da Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários – APBV).

A Rnters tem uma proposta smart para o Natal dos portugueses. O projecto #PinheiroBombeiro consiste em aproveitar pinheiros que vão ser abatidos, como Árvores de Natal. No final, os pinheiros são devolvidos e transformados em biomassa.

A ideia, da start-up portuguesa Rnters, “é fazer a diferença este natal” ao ajudar os bombeiros voluntários. O objectivo é promover um uso eficiente, inteligente e sustentável de pinheiros que tiveram de ser abatidos.

Estas árvores vão ter direito a mais duas vidas: primeiro, enquanto elementos decorativos das casas dos portugueses; e, segundo, serão transformados em energia. No final do período natalício, estes pinheiros serão devolvidos ao local de levantamento, para serem transformados em energia sustentável, já que constituem biomassa.

https://www.rnters.com/pt/

APA DE TORRES VEDRAS

Leve o que puder de bens para a APA e ajude a ajudar os animais !

A APA de Torres Vedras é uma Associação de Protecção Animal.

Para além de albergarmos cerca de 450 animais destacamos o nosso trabalho massivo de esterilização de animais errantes e sensibilização contra o abandono e a superpopulação de animais.

Há muito que a nossa lotação está esgotada mas tudo fazemos para responder a todos os apelos que nos chegam.

Diariamente recolhemos animais das ruas do nosso concelho e limítrofes, tentando restituir-lhes a dignidade desde o primeiro instante. Cuidamos, tratamos, alimentamos, esterilizamos e encaminhamos para adopção através de uma criteriosa selecção de adoptantes.

Criamos o APA Júnior o primeiro Clube de Voluntariado Juvenil destinado a crianças a partir dos 6 anos de idade. Com este projecto convidamos os mais pequenos, famílias, grupos, escolas, entre outros a fazer parte desta grande família sob o lema “Ajudar (os Animais) é uma brincadeira de crianças “.

No âmbito deste projecto procuramos incessantemente que nos seja dada a hipótese de promover acções de sensibilização direccionadas a crianças e jovens, em escolas.

Através do Projecto Ester esterilizamos mensalmente cerca de 150 animais de rua e pertencentes a famílias carenciadas.

Uma das nossas prioridades é actuar junto das colónias de gatos onde capturamos, esterilizamos e devolvemos os animais (CED) impedindo assim o nascimento de mais ninhadas indesejadas.

Não temos quaisquer apoios do Estado, sobrevivemos da solidariedade dos nossos sócios, amigos e parceiros.

O nosso trabalho diário é visível e estamos em constante crescimento, quer físico quer no número de animais abandonados que não pára de aumentar de dia para dia.

As nossas maiores necessidades são:

– Alimentos secos e húmidos para cães e gatos

– Camas, mantas, casotas

– Transportadoras, comedouros/bebedouros, trelas, coleiras

– Materiais e produtos de limpeza e desinfecção (baldes, pás, vassouras, lixivias, detergentes chão e roupa)

– Mantas e toalhas em segunda mão

– Donativos monetários para fazer face às despesas de manutenção e expansão do abrigo e contas em clínicas veterinárias.

 

CRUZ VERMELHA PORTUGUESA – DELEGAÇÃO DE LISBOA

A Cruz Vermelha Portuguesa irá estar presente no Mercado com um espaço de rastreios de saúde, numa acção de angariação de Fundos para contribuir para as actividades sociais da delegação de Lisboa.

A Cruz Vermelha nasce da preocupação de prevenir e aliviar o sofrimento humano, em todas as circunstâncias; de proteger a vida e a saúde; de promover o respeito pela pessoa humana; de favorecer a compreensão, a cooperação e a paz duradoura entre os povos.

A Cruz Vermelha não distingue nacionalidades, raças, condições sociais, credos religiosos ou políticos, empenhando-se exclusivamente em socorrer todos os indivíduos na medida dos seus sofrimentos e da urgência das suas necessidades, sem qualquer espécie de discriminação.

https://www.cruzvermelha.pt/

VALE DE ACÓR

A Vale de Acór estará presente no MN com os Gelados Fratellini, apresentados no Mercado de Natal de 2017 e o pão rústico cozido a forno de lenha.

No Vale de Acór acolhemos e reinserimos os “novos pobres” da nossa sociedade – pessoas sem comunidade que são colocadas face à impotência ou falência de si mesmas e, por isso mesmo, incapazes de activar os seus recursos pessoais para reagir de um modo construtivo:
. Toxicodependentes e alcoólicos
. Toxicodependentes com problemas psiquiátricos (Duplo Diagnóstico)
. Toxicodependentes reclusos e ex-reclusos

Alguns projectos em curso para reinserir no mercado de trabalho os seus residentes com mais dificuldades de autonomia são: um serviço de Catering, uma padaria, uma pequena exploração agrícola (na configuração de horta tradicional) e o mais recente projeto de geladaria artesanal, os Gelados Fratellini®.

http://www.a-valedeacor.pt/

 LAR JORBÁLAN

O Lar tem a missão de acolher temporariamente jovens mulheres e seus filhos em situação de vulnerabilidade social, proporcionando-lhes um ambiente familiar, seguro e de bem-estar e acompanhá-las no seu processo de autonomia e valorização pessoal, desenvolvendo competências para a construção e concretização de um Projecto de Vida consistente, com vista à sua (re)integração social.

http://larjorbalan.org/

Share.

Leave A Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

8ª EDIÇÃO DO MERCADO DE NATAL DO CAMPO PEQUENO

Tempo de leitura: 8 min
0