Logobalao

Os céus do Alto Alentejo estão mais coloridos, com o maior festival de balões de ar quente realizado em Portugal, que envolve 35 equipas de vários países europeus.

Promovido pela empresa Publibalão e com a colaboração do Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo, a 19.ª edição do Festival Internacional de Balões de Ar Quente vai decorrer até ao dia 15 deste mês, nos concelhos de Alter do Chão, Fronteira e Monforte, no distrito de Portalegre.

“Este ano tivemos alguns contratempos para montar o festival, mas felizmente foi tudo resolvido e está a dar um gozo enorme ver inscritas novas equipas, contar de novo com a colaboração de um município (Monforte) e apresentar novos locais de voo”, disse à agência Lusa Aníbal Soares, um dos responsáveis da organização.

Este ano, o evento vai contar com a participação de 35 equipas, de Portugal, Espanha, França, Bélgica, Reino Unido, Holanda e Alemanha.

Além de realizar voos cativos, o festival tem para oferecer, diariamente, voos livres (as habituais viagens de balão). Só tem de estar às 6h45 para o passeio da manhã, ou às 14h45, para o da tarde, nos pontos de encontro definidos: em Alter do Chão, junto ao campo de futebol, e em Fronteira, na reta de todo-o-terreno ou junto ao terreno da Ribeira das Vargens. E tem mesmo de ser rápido, porque a ordem de chegada dos passageiros é prioritária.

“A meteorologia aponta para bom tempo na próxima semana. Nós vamos assim ter uma semana de voos com previsões fabulosas e, por isso, as nossas expectativas estão bastante elevadas”, disse.

Considerando que este é um evento que “projeta” o Alentejo no mundo, o responsável lamentou, no entanto, que existam entidades regionais que “não entendem o impacto” que a iniciativa tem além-fronteiras e, por isso, não dão o seu contributo.

O Festival Internacional de Balões de Ar Quente, o mais antigo do género em Portugal, conta com raízes no distrito de Portalegre, tendo servido de base para a abertura, em 2012, da primeira escola do país para pilotos de balões de ar quente, em Fronteira.

Share.

Leave A Reply

19.ª edição do Festival Internacional de Balões de Ar Quente

Tempo de leitura: 1 min
0